Jovem escritor caxiense vence prêmio nacional

Obra de Gustavo Tamagno Martins venceu a categoria melhor livro de crônicas

Daniel Subtil Martins

O escritor caxiense Gustavo Tamagno Martins, de 19 anos, iniciou o mês de fevereiro com uma excelente notícia. A sua segunda obra, “O Sótão das Lembranças” (Editora Vírtua) venceu a categoria melhor livro de crônicas do Prêmio Brasil Entre Palavras 2019 com 1,1 mil votos (96,4%).

O trabalho lançado em novembro de 2018 participou também das categorias melhor editora e capa mais bonita. Na última, Gustavo garantiu o segundo lugar. A votação popular foi realizada por meio de site durante todo o mês de janeiro.

Com ilustrações do também caxiense Lucas Hoffmann, “O Sótão das Lembranças” cruza o olhar literário e jornalístico de Gustavo, que é estudante de Jornalismo na FSG e já trabalha na área. Os mais de setenta textos revelam as suas próprias memórias e um olhar diferenciado sobre reflexões cotidianas.

O primeiro livro do escritor, o suspense “O Cemitério Misterioso”, foi lançado quando ele tinha apenas 16 anos. Entre os próximos projetos do jovem estão um livro infantil e uma compilação das crônicas que publica semanalmente no Portal de Notícias Parque Alvorada.

SOBRE O AUTOR: Gustavo Tamagno Martins nasceu em Caxias do Sul (RS) no dia 27 de maio de 2000. Sempre foi apaixonado por livros, câmeras fotográficas, filmadoras e microfones. Cursa Jornalismo no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e atualmente trabalha como estagiário na Comunicação da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Criador, repórter e colunista do Portal de Notícias Parque Alvorada, foi selecionado com um dos 100 Jornalistas Por Um Dia do Jornal Pioneiro em 2013. Já trabalhou como fotógrafo em eventos, como redator na Planet House Propaganda e como estagiário na Comunicação (assessoria de imprensa e TV Câmara Caxias) da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

SOBRE O PRÊMIO: O Prêmio Brasil Entre Palavras foi idealizado pelos blogs CuraLeitura e As 1001 Nuccias e tem como objetivo incentivar e divulgar a literatura nacional através do reconhecimento dos leitores. Em sua quarta edição, o Brasil Entre Palavras 2019 foi restrito a livros nacionais publicados entre 01 de novembro de 2018 e 31 de outubro de 2019 e devidamente inscritos para votação. Desta vez, foram 78 inscrições, incluindo 48 autores e 14 editoras. Os vencedores receberão um certificado.

publicidade:

Assista ao programa Sabe Caxias by Bitcom – conteúdo local, notícias de seu interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *