Produção de móveis do RS registra alta de 1,7% no acumulado do ano

Resultado gaúcho de janeiro a novembro foi superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período

O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil,’ com dados de novembro e dezembro, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado, demonstra que no acumulado de 2019, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial no Rio Grande do Sul cresceu 1,7%, resultado superior ao registrado na indústria nacional.

O acumulado dos últimos 12 meses, segue a mesma tendência, com a indústria gaúcha registrando alta de 1,5%, enquanto a indústria nacional vem apresentando retração no mesmo período, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em se tratando especificamente da produção de móveis no Estado, o mês de novembro, registrou 8,3 milhões de peças, recuo de 6,3% em relação ao mês anterior.

 

Exportações

As exportações também registraram queda em dezembro, recuo de 18,0%, totalizando US$ 15,6 milhões.  Os três estados da região Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, juntos, foram responsáveis por 85,0% dos valores exportados no período, seguidos pelo estado de São Paulo com 11,0%.

No ranking dos países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul, o Uruguai aparece em primeiro lugar, com 17,5%; seguido pelos Estados Unidos, com 16,1%; e Reino Unido, com 14,4%. Destaca-se também o crescimento de 243,9% do México em relação ao mês anterior.

 

Consumo aparente

No item consumo aparente de móveis, apenas no Rio Grande do Sul, o volume foi de 7,4 milhões de peças em novembro, queda de 8,3% em relação ao consumo que foi registrado no mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses houve queda de 2,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *