Certificação Digital: da alternativa para a necessidade

Se antes, apenas se cogitava para determinados processos, agora a certificação digital passa a ser vista como medida necessária entre as pessoas
Prontuários médicos eletrônicos, diplomas, carteira de trabalho e até mesmo CNH digital. Diversos são os documentos que passam a existir também nos ambientes virtuais. E, com o passar do tempo, será a única maneira deles existirem, exemplo dos diplomas das faculdades, que terão um prazo de 2 anos para serem, exclusivamente, digitais.  A medida se dá por conta da agilidade nos processos burocráticos e segurança na realização destes mesmos procedimentos, e cada vez mais a tendência é a digitalização, e, por isso, a certificação digital passa a ser uma obrigatoriedade de grande parte da população.
Ainda que pareça que o serviço só é utilizado por pessoas jurídicas, pessoas físicas, principalmente empresários, que realizam a emissão de nota fiscal eletrônica ou mesmo que precisem acessar portais governamentais e consultar o e-social, devem aderir a esta modernização para a efetivação dos processos, que não se fazem mais de outra forma. A própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser utilizada de forma digital por aqueles que possuem o e-CPF.
Autenticar documentos físicos para concursos, vagas de emprego ou outros, prática que requer disponibilidade de tempo no que diz respeito a busca dos mesmos, além de dinheiro, pois são serviços prestados por cartórios, também é algo bastante comum na atual realidade, mas que tende a mudar. Na fase de regulamentação de padrões de segurança e requisitos de informações, para posterior implantação, ainda neste ano, o diploma digital apresenta diversos avanços. Não apenas as instituições de ensino, mas os profissionais do mercado passam a contar com a praticidade de um documento legítimo para suas demandas. A ideia é que até 2022 todos os Institutos de Ensino Superior disponibilizem o Diploma Digital, já que moderniza o processo de emissão e garante a integridade dos dados. Além disso, inova, pois faz uso da certificação digital, o que desburocratiza com a redução de tempo e custos, além de toda a transparência na emissão, sem perder a validade jurídica, autenticidade, confidencialidade, integridade e sem que neguem a execução de uma ação particular relacionada aos dados. Assim, é notável a segurança deste meio, a ampliação do controle e acesso a este tipo de informações, bem como dispensa o uso de papel, o que apresenta outros tantos reflexos sociais e financeiros para a sociedade, como um todo.
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) também é uma realidade oriunda da necessidade em integralizar e unificar o acesso a dados em tempo real de pacientes em todos os serviços de saúde, de forma melhorar o atendimento e reduzir de custos deste sistema. A demanda social das pessoas, se une, portanto, a dos serviços que prestam este atendimento e que também é possibilitado pela modernização digital, com o recurso da certificação. No Brasil, nem todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais serviços de atendimento conseguiram realizar a implementação completa deste sistema. Todavia, já fora iniciado, o que sinaliza a crescente mudança cultural inevitável surgida com o uso deste ambiente/recurso que é a internet.
As tantas transformações digitais criam demandas, e dar suporte para estas necessidades é uma preocupação que assola iniciativas como a da empresa AR Master Sul, situada na área central de Caxias do Sul. Conforme os sócios Diogo Fernando Boff e Katiane Danielle Paim, o Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Desta forma, presta este tipo de atendimento, que conta com deslocamento dos profissionais para maior suporte àqueles que necessitam de orientação também. “Com a crescente onda de micro-empresários e profissionais autônomos surgido pela nova formatação do mercado, estar dentro de todos os ambientes para transações e negociações é fundamental”, explica Boff. Já Katiane completa “nosso trabalho é facilitar as necessidades da sociedade, tornando processos mais ágeis e legítimos”. Os sócios apontam que membros do Mercosul, terão assinaturas digitais acreditadas em seus países que passarão a ser reconhecidas mutuamente, o que permite agilidade na tramitação de documentos, assim como comercialização de bens com segurança, entre outros fatores. Todo estes processos, objetiva facilitar a vida da comunidade como um todo.
“Rápido e legítimo, pois necessita de chave e senha, econômico, ágil e com facilidade nos processos: isso é o certificado digital e a ideia é que as pessoas tenham consciência do quão positivo é tê-lo, já que, daqui há algum tempo pode vir a ser algo indispensável”, completa Katiane.
Além da unidade em Caxias do Sul, a AR Master Sul possui ainda espaço situado em Porto Alegre. Os agendamentos e compra de certificados digitais poderão ser feitos por meio do telefone (54) 3538-9074 ou pelo e-mail atendimento01@armastersul.com.

PUBLICIDADE:

ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – assuntos de seu interesse:

Sobre a Certificação Digital:
O Certificado Digital garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não-repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica. Por identificar no meio eletrônico, permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.
A certificação digital possui dois formatos: certificado A1 – é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano; certificado A3 – é emitido e armazenado na mídia criptográfica (Cartão ou Token) ou nuvem. Dependendo do certificado pode ter validade de 1, 2, 3 ou 5 anos. Além disso, os certificados possuem as seguintes aplicações:
Certificado Digital e-CPF para Pessoa Física
O e-CPF é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações;
Certificado Digital e-CNPJ para empresas
O e-CNPJ é a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações;
Certificado Digital NF-e e NFC-e emite notas fiscais eletrônicas
O Certificado Digital emissor de NF-e e NFC-e é destinado à emissão de notas fiscais eletrônicas e pode ser atribuído ao funcionário. Isso significa muito mais segurança e controle no processo, porque o empresário pode nomear o responsável por emitir as notas fiscais, sem ter que compartilhar o e-CNPJ da empresa e sua senha;
Certificado Digital OAB exclusivo para advogados
O Certificado OAB é emitido exclusivamente para advogados que estão inscritos de forma regular na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele viabiliza o peticionamento eletrônico e diversos outros serviços na esfera digital, como assinar documentos, enviar a Declaração do Imposto de Renda, entre outras aplicações;
Segurança para o site é Certificado SSL
Por meio da criptografia, o SSL garante a troca segura de informações no seu site e protege os dados contra alteração ou a intercepção de terceiros. Ideal para o seu e-commerce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *