Gastronomia: diversos cursos iniciam em fevereiro no Senac Caxias do Sul

Os reality shows de culinária colaboraram com o crescimento do setor gastronômico, seja como hobby ou profissão. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), a valorização da área fez com que o mercado de gastronomia crescesse cerca de 10% nos últimos anos. Por isso, o Senac Caxias do Sul está com inscrições abertas para cursos na área da Gastronomia com início em fevereiro. Confira as opções disponíveis:

Preparo de Bolos e Tortas (20h) – visa desenvolver e proporcionar aos participantes o conhecimento e a aplicação das técnicas de elaboração, preparo, montagem e decoração de bolos e tortas, além de oferecer oportunidade de fonte de renda. As aulas iniciam no dia 3 de fevereiro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Para participar, é necessária idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental completo.

Culinária – Massas Frescas e Recheadas (20h) – tem como objetivo desenvolver e proporcionar aos participantes o conhecimento das técnicas básicas no preparo de massas frescas e recheadas. As aulas iniciam no dia 8 de fevereiro e serão realizada aos sábados, das 9h às 12h. Para participar, é necessária idade mínima de 16 anos e não precisa ter concluído o Ensino Fundamental.

Doces para Festas e Eventos (20h) –  desenvolve técnicas básicas de doces para festas e eventos, proporcionando aos participantes os principais conhecimentos para a realização das receitas, além de oferecer oportunidade de fonte de renda. As aulas iniciam no dia 10 de fevereiro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Para participar, é necessária idade mínima de 16 anos.

Confeiteiro (300h) – ensina técnicas clássicas e contemporâneas da confeitaria mundial – destacando-se no mercado de trabalho. A profissão de Confeiteiro permite atuação como empreendedor ou em confeitarias dos mais diversos portes e estilos. Durante o curso, o aluno é constantemente estimulado a ingressar no mercado de trabalho por meio de estágios e contato direto com profissionais da área. As aulas iniciam no dia 11 de fevereiro e serão realizadas de terça a sexta-feira, das 19h às 22h. Para participar, é necessário Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo e idade mínima de 16 anos.

Boas Práticas para Serviços de Alimentação (16h) –  o objetivo da formação é proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades técnicas, para assegurar as boas práticas na manipulação de alimentos e o atendimento às legislações vigentes – RDCs 52/14 e 216/04 – ANVISA, as Portarias 1224/14 e 78/09 – SES/RS, bem como, à legislação municipal de Porto Alegre, de acordo com as Portarias nº. 1.120/2015 e 1.109/16 da Secretaria Municipal da Saúde. Os alunos irão aprender desde reconhecer os contaminantes alimentares e riscos associados até reconhecer a legislação vigente de boas práticas em serviços de alimentação. As aulas iniciam no dia 17 de fevereiro e serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 22h30. Para participar, é necessária idade mínima de 18 anos.

Preparo de Salgados para Festas e Eventos (20h) – no curso, o participante aprenderá desde a aplicação de técnicas de preparo de salgados para festas e eventos até métodos básicos, desenvolvendo conhecimentos para a realização das receitas, além de ter uma oportunidade de fonte de renda. As aulas iniciam no dia 17 de fevereiro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Para participar, é necessária idade mínima de 16 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/caxias ou presencialmente na escola, localizada na avenida Júlio de Castilhos, 3638. Mais informações pelo telefone (54) 3225-1666.

Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *