Pioneira no enoturimo, Aurora tem programação especial de vindima

Além do tradicional receptivo guiado, vinícola promove o curso Degustação de azeites e harmonização com pães, pastas e vinhos, neste sábado (18), e Visita com minicurso Uvas & Vinhos, até março

Degustação Aurora – Crédito Silvana Gentilini

Mais de 45 mil turistas devem visitar a Vinícola Aurora entre os meses de janeiro e março, quando o Rio Grande do Sul celebra a colheita das uvas, também chamada de vindima. Pioneira no enoturismo na Serra Gaúcha, recebendo há seis décadas viajantes do país e do Exterior, a cooperativa prepara em sua matriz, na região central de Bento Gonçalves, duas atividades especiais para o período, além do tradicional receptivo, que ocorre diariamente, de segunda a domingo. Os espaços são acessíveis as pessoas com necessidades especiais, com rampas e banheiros adaptados.

Neste sábado (18), às 9h, a sommelière de azeites Maria Beatriz Dal Pont e o enólogo e sommelier de vinhos William Paim ministram o curso Degustação de azeites e harmonização com pães, pastas e vinhos. Com duração de cerca de três horas, os participantes farão uma visita guiada pela vinícola, incluindo explanação sobre o processo de elaboração de vinhos, e aprenderão sobre o azeite de oliva extravirgem, seus atributos de qualidade, os mitos que o envolve, como acidez, primeira prensagem e prensagem a frio, e desenvolverão a técnica de degustação. Também irão estudar sobre harmonização, apreciando quatro vinhos da linha Pequenas Partilhas com quatro pastas (patês a base de azeite). O valor por pessoa é de R$ 50 e inclui, ainda, uma taça de cristal para vinhos.

Até o início de março, os enoturistas terão à disposição uma visita guiada como minicurso Uvas & Vinhos. Em aproximadamente duas horas de duração, o público conhecerá as instalações da sede matriz da Vinícola Aurora e aprenderá sobre os processos de elaboração dos produtos. Após, será promovida uma degustação orientada com as uvas que a cooperativa recebe no dia, como as variedades Chardonnay, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon, e os vinhos elaborados a partir destas castas. O passeio gratuito ocorre de segunda a sexta-feira, exclusivamente às 15h30min.

“Essa experiência é muito interessante, pois muitas vezes o consumidor só prova o vinho e não conhece a uva. Como as variedades viníferas são exclusivas para a vinificação, ele não as encontra para venda em mercado ou fruteiras, por exemplo, e, assim, não tem a oportunidade de conhecer, provar a textura e sentir o sabor”, explica o diretor superintendente da cooperativa, Hermínio Ficagna.

Para participar dos dois cursos, é necessário agendamento prévio pelo telefone (54) 3455.2095 ou pelo e-mail turismo@vinicolaaurora.com.br. As vagas são limitadas.

Diariamente, de janeiro a dezembro, a Aurora abre as portas da sua unidade principal, em Bento Gonçalves, para uma viagem a tradição da mais premiada vinícola do país. No tour gratuito, os visitantes caminham pelas passagens subterrâneas (que passam abaixo do nível das ruas) interligando os quatro quarteirões das instalações da Aurora. O ”túnel do tempo” liga a ala histórica à parte moderna e o icônico corredor das bandeiras (que representa os países com os quais a empresa manteve ou mantém relações comerciais). O passeio de cerca de 45 minutos termina na Cave di Bacco, onde os turistas degustam, gratuitamente, vinhos tintos, brancos, espumantes (entre eles alguns dos mais premiados em concursos internacionais), coolers e sucos de uva integrais elaborados pela vinícola. A saída do tour é pela loja que vende todos os itens do portfólio da empresa e outros artigos relacionados, como taças e acessórios. A tradicional visita guiada está disponível de segunda a sábado, das 8h15min às 17h15min, e no domingo, das 8h30min às 11h30min. Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento prévio.

“Em toda a região, somos a vinícola que mais recebe visitantes. De janeiro a dezembro de 2019, a Vinícola Aurora recepcionou 202 mil enoturistas, 12,22% a mais que o mesmo período de 2018. No ano passado, nos três primeiros meses, registramos 40 mil viajantes”, revela Hermínio Ficagna.

A sede matriz da Vinícola Aurora fica na Rua Olavo Bilac, 500 – Cidade Alta, em Bento Gonçalves.

Assista o programa SABE CAXIAS BY BITCOM – um programa de seu interesse

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 16/01/2020

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 16/01/2020Pensando com o coração.

Posted by Bitcom TV on Thursday, January 16, 2020

SERVIÇOS

Degustação de azeites e harmonização com pães, pastas e vinhos
Quando: neste sábado (18), às 9h
Ministrantes: Maria Beatriz Dal Pont (sommelière de azeites) e William Paim (enólogo e sommelier)
Valor: R$ 50 por pessoa (inclui também uma taça de cristal para vinhos)
Reservas: (54) 3455.2095 ou turismo@vinicolaaurora.com.br, mediante pagamento da taxa de inscrição. Vagas limitadas

Visita com minicurso Uvas & Vinhos
Quando: até o início de março, de segunda a sexta-feira, às 15h30min
Valor: entrada franca            . Para participar, é necessário ter mais de 18 anos
Reservas: (54) 3455.2095 ou turismo@vinicolaaurora.com.br. Vagas limitadas

Tour guiado
Quando: de segunda a sábado, das 8h15min às 17h15min, e no domingo, das 8h30min às 11h30min
Valor: entrada franca
Reservas: agendamento prévio apenas para grupos acima de 10 pessoas, pelo (54) 3455.2095 ou turismo@vinicolaaurora.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *