Temporada da Tum Tum de Verão mescla música e economia criativa no Parque Getúlio Vargas

Mostra será realizada ao ar livre e gratuitamente com os grupos
Sovaco de Cobra e o internacional Duo Finlandia

Sovaco de Cobra por divulgação

A Tum Tum de Verão, série ao ar livre que encerra a sétima temporada da Tum Tum Instrumental, levará a curiosa mistura de culturas e ritmos musicais ao Parque dos Macaquinhos (Getúlio Vargas), em Caxias do Sul. A festa musical que abre esta fase da mostra será no dia 26 de janeiro, a partir das 15h, com as apresentações do Sovaco de Cobra (Pelotas) e do Duo Finlandia (ARG/BH).

A fim de levar em pleno verão essa diversidade do chorinho do sul do estado e da musicalidade contemporânea latina ao público, o evento será gratuito, com música protagonizada pelos dois grupos selecionados pela curadoria, e marcado pela sonoridade típica das festas da Tum Tum, que tem duas playlists públicas criadas por Beto Scopel e Juli Pandolfo, disponíveis no perfil da Tum Tum no Spotify, no endereço https://spoti.fi/2FOeC0G.

A Tum Tum de Verão contará também com a tradicional feira criativa, que terá expositores locais e suas marcas independentes. A feira será comandada pela terceira vez na mostra pelas Marias Lavrandeiras, e tem inscrições abertas do dia 13 de janeiro até o dia 22 de janeiro para interessados em participar. O cadastro deve ser feito através do site http://bit.ly/tumtumfeiracriativa.

Em caso de chuva, o evento em sua íntegra será transferido para o SESC Caxias do Sul.

Sobre as atrações

O trio instrumental Sovaco de Cobra está em atividade desde 2006 e é composto pelos músicos Jucá de Leon (pandeiro), Silvério Barcellos (violão de sete cordas) e Gil Soares (flauta). O trio se debruça sobre a música brasileira, tendo ênfase no choro e no samba. O repertório do Sovaco traz as influências de grandes mestres de ambos os gêneros, dos clássicos aos contemporâneos. Além dos ritmos genuinamente brasileiros, o erudito de Villa Lobos, o experimentalismo de Hermeto Paschoal e a produção local pelotense também têm grande influência artística para o trio.

Com vasto público de perfis abrangentes, o Sovaco de Cobra tem construído sua agenda de forma majoritária em território sul-brasileiro, e também no país vizinho Uruguai, que recebeu excursão do trio de 2010 a 2012. Possui dois CDs lançados, obras de 2007 e 2015, que possuem canções que homenageiam todas as raízes musicais do trio. Ambos os trabalhos foram bem recebidos pelo público. Um terceiro CD, intitulado Nossa Alma, será lançado em breve.

Conectando Brasil e Argentina em sua fusão de ritmos, o Duo Finlandia nasceu em 2010 com a união do músico brasileiro radicado na Europa Raphael Evangelista (violoncelo) e do músico argentino Mauricio Candussi (teclados e programações). O Duo tem em seu repertório a mescla de um jazz sofisticado a sons latino-americanos, como huayno, saya, baião, candombe, cumbia, danza de tijeras, além dos tradicionais tango, milonga e frevo.

A dupla acumula diversas críticas positivas sobre seus seis discos de estúdio lançados e suas apresentações, realizadas por vários países da América e da Europa. Além de colecionar elogios sobre obras e espetáculos, o Duo Finlandia possui diversos prêmios, como Melhor Grupo Instrumental 2011 (Hangar Awards) e Destaque Artista Global 2012 (Sofar Sounds – Inglaterra).

_____________________________________________________________________________________________________________________

CAFEÍNA TALK SHOW – CULTURA NA REDE

Cafeina Talk Show – Juh Moreira – 08/01/2020

Miguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana a cantora, de Caxias do Sul Juh Moreira.

Posted by Bitcom TV on Wednesday, January 8, 2020

_____________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a Sétima Temporada

Nesta sétima 7ª edição, foram cinco dias de espetáculos com 9 atrações, que apresentaram-se no Teatro Pedro Parenti e uniram no line-up a música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa, lotando a Casa da Cultura com atrações como os paulistas do Bixiga 70 e o pernambucano Spok. Na Tum Tum de Verão serão ao total 4 atrações, também mantem-se o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, trazendo duas atrações num mesma dia, dialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria quando da sua concepção.

A 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental tem apresentação do Ministério da Cidadania, patrocínio da Sulgás, apoio cultural das empresas Metadados e Randon e financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Tum Tum Produtora e Sesc Caxias do Sul, com parceria da Empório Nova Aliança, Unimed Nordeste RS, Kidelizz, Copihel, Zanuzi, Zarabatana e Turisreal. Hotel oficial: Dall’Onder Axten.

Sobre a Mostra

A Tum Tum Instrumental é uma mostra de música realizada desde 2013 na cidade de Caxias do Sul. Na sua história, já realizaram mais de 50 espetáculos, atingindo mais de 20 mil pessoas. Já possibilitou à população da Serra Gaúcha o acesso à música de grandes nomes como Jacques Morelenbaum, Azymuth, Badi Assad, Alegre Corrêa, Hamilton de Holanda e André Mehmari, além de atrações internacionais, entre elas o Ernesto Holman Trio (Chile), Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi e Klezmeron Orquestra Finoli (Uruguai), Cuarteto Sur,  Tamboorbeat e Nacion Ekeko (Argentina).

A Tum Tum Instrumental foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Projeto Cultural Musical e esteve presente nas feiras de negócios criativos, Womex 2014, na Espanha, MICSUR edições 2014 e 2016, na Argentina e na Colômbia e MICBR 2018, em São Paulo.

Programação Tum Tum de Verão – 7ª  Temporada

Tum Tum de Verão 7ª Temporada

Data: 26 de janeiro de 2020 – Domingo

Atrações: Sovaco de Cobra RS + Duo Finlandia ARG/BH, + DJ + Feira Criativa

Horário: a partir das 15h

Local: Parque Getúlio Vargas, Caxias do Sul, RS

Ingresso: Entrada Franca

 

Tum Tum de Verão 7ª Temporada

Data: 01 de março de 2020 – Domingo

Atrações: Choro das Gurias RS + Tatango Uruguai + DJ + Feira Criativa

Horário: a partir das 15h

Local: Parque Getúlio Vargas, Caxias do Sul, RS

Ingresso: Entrada Franca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *