Consulta ao Cadastro Positivo já está disponível na CDL

Novo banco de dados pode ser acessado desde ontem (15). Para os empreendimentos, o acesso só poderá ser feito por empresas nas quais o consumidor buscar crédito

O público já pode acessar o Cadastro Positivo, o novo banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores.  Desde ontem (15) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) disponibiliza ao mercado informações como score de crédito (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento), índice de pontualidade de pagamento, entre outros dados. A medida deverá contribuir para benefícios como redução e adequação de taxas de juros e maior segurança para os empreendimentos na concessão de crédito. Isso significa que instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que oferecem o benefício poderão consultar o sistema do Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes.

O público pode ter acesso à pontuação consultando a CDL Caxias do Sul, esquina das ruas Alfredo Chaves e Sinimbu, térreo. No mesmo local, o consumidor também pode consultar o registro negativo, no SPC.

A coordenador de SPC da CDL Caxias do Sul, Rita de Cássia Pereira, explica que, inicialmente, podem ser acessados os dados enviados pelos bancos. Posteriormente, os consumidores terão acesso às informações do varejo e utilities. Ela reforça que uma das vantagens para os consumidores é poder ter acesso às informações no mesmo local, além de benefícios que a novidade trará tanto para associados da CDL como para os cidadãos.

“Na medida em que os dados forem abastecidos, teremos uma grande ferramenta que facilitará o acesso ao crédito, em condições melhores para os consumidores”, acredita.

Além do score de crédito e índice de pontualidade de pagamento, os consumidores têm acesso ao índice de comportamento de gastos e índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas. A empresa credora também pode acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.

As informações do Cadastro Positivo servem, exclusivamente, para auxiliar o processo de análise de crédito e só podem ser acessadas por empresas nas quais o consumidor busca crédito. O banco de dados não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, nome do estabelecimento ou instituição em que o consumidor contraiu crédito e nem informações de saldo em conta corrente ou investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.

Primeira etapa do Cadastro Positivo atinge 120 milhões de consumidores

Desde novembro do ano passado, mais de 120 milhões de consumidores vem sendo notificados via SMS, e-mail ou correspondência física sobre a abertura automática do seu Cadastro Positivo. Ao receber a comunicação, o consumidor fica apto a acessar o site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) para acompanhar o seu score de crédito e o histórico de compromissos financeiros a partir de um login e senha individualizados.

Nesta primeira etapa, fazem parte do Cadastro Positivo todos os consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras. Embora automático, o consumidor pode, gratuitamente, optar por sair do cadastro ou reingressar a qualquer momento, caso se arrependa da decisão. Para os próximos meses, a população não-bancarizada também terá sua oportunidade, pois estão previstas o envio de informações por parte de empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o Cadastro Positivo é benéfico tanto para consumidores quanto para os empresários.

“Agora, o risco da tomada de crédito será analisado de forma mais individualizada, tornando o modelo mais justo. Um dos motivos das taxas de juros serem altas é a ausência de algumas informações sobre os hábitos de pagamento dos consumidores. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. Com o Cadastro Positivo, o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos e não apenas pelas restrições pontuais existentes em seu nome. Com mais conhecimento, é possível não somente separar os tomadores de crédito com alto ou baixo risco, mas também identificar comportamentos intermediários e estipular taxas de juros mais adequadas a cada perfil”, afirma Pellizzaro Junior.

Já adotado em países desenvolvidos da Europa, Estados Unidos e até em nações emergentes, como México e Coreia do Sul, o Cadastro Positivo é uma evolução para o mercado de crédito, que atualmente se baseia apenas nas informações de inadimplência do consumidor.

“Dessa forma, uma conta esquecida pode ser o suficiente para que um bom pagador tenha seu crédito negado. Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de pagamentos feitos no cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que representa muito mais do que uma negativação isolada. Isso torna a análise mais justa para o consumidor e aumenta o nível de previsibilidade para quem concede crédito”, afirma o superintendente de operações do SPC Brasil, Nival Martins.

CDL Caxias do Sul – Com 54 anos de atuação, a CDL Caxias do Sul é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil, com 4,3 mil associados. O setor do comércio e serviços de Caxias do Sul fatura por ano mais de R$ 2 bilhões, sendo o segundo lugar no PIB (Produto Interno Bruto) do município, gerando cerca de 80 mil empregos formais.

SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

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