Flavio Cassina é eleito prefeito de Caxias do Sul em sessão extraordinária do Legislativo

Ele e o novo vice-prefeito municipal, Edio Elói Frizzo, comandarão o Executivo até 31 de dezembro de 2020

Crédito da foto: Pedro Rosano

O instante das 9h56 da manhã desta quinta-feira (09/01) entrou para a história de Caxias do Sul, como a primeira posse de prefeito e vice-prefeito do município, a partir de eleição indireta legislativa. Com 19 votos favoráveis e três votos contrários dos parlamentares da Casa, os então vereadores Flavio Cassina/PTB (prefeito) e Edio Elói Frizzo/PSB (vice-prefeito) foram declarados empossados para o comando do Executivo, até 31 de dezembro de 2020. O anúncio coube ao vereador Paulo Périco/MDB, que presidia os trabalhos e por isso não votou.

A sessão extraordinária aconteceu no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, em decorrência de problemas com energia elétrica, no prédio da Câmara Municipal. Mais de 150 pessoas prestigiaram o ato. Apenas, os vereadores Denise Pessôa/PT, Elisandro Fiuza/Republicanos e Tibiriçá Maineri/Republicanos votaram contrariamente à chapa única.

Momentos antes da votação, os candidatos se manifestaram por até cinco minutos. Cassina intitulou a sua chapa como política, resultante de uma complementação ideológica: ele, trabalhista; Frizzo, socialista. Ressaltou que, aos 72 anos, se torna o prefeito mais velho, em 129 anos de existência da cidade. Garantiu que trabalhará com olhar social, voltado ao desenvolvimento econômico.

Por sua vez, Frizzo sustentou que a primeira medida do novo governo será a revogação do decreto municipal 19.736, de 8 de agosto de 2018, que contém normas para eventos temporários, em espaços públicos. O dispositivo se constituiu no principal objeto, para justificar a cassação do ex-prefeito Daniel Guerra, por infrações político-administrativas. A perda do mandato de Guerra está oficializada no decreto legislativo 414/A, de 22 de dezembro de 2019. O vice-prefeito também quer conferir maior protagonismo aos conselhos municipais.

Encerrada às 10h06, depois de 96 minutos de duração, a sessão extraordinária deu lugar à transmissão de cargo, no Salão Nobre da Prefeitura, onde o então prefeito em exercício, Ricardo Daneluz, passou a chefia do Executivo ao prefeito Cassina e ao vice-prefeito Frizzo. De volta à Câmara, às 11h44 desta manhã, Daneluz reassumiu a Presidência do Legislativo caxiense, cuja condução se encontrava com o vice-presidente da Casa, vereador Périco, desde 2 de janeiro passado.

A eleição de Cassina e Frizzo gerou vacância nas cadeiras do Parlamento. Para retornarem ao Legislativo, já estão convocados os suplentes imediatos, Clóvis de Oliveira/PTB, o Xuxa, e Wagner Petrini/PSB, o Muleke, respectivamente. Ambos já exerceram mandato parlamentar nesta XVII Legislatura (2017-2020). Oliveira e Petrini deverão assumir como vereadores titulares, na próxima terça-feira (14/01), a partir das 8h30, na sessão da Comissão Representativa, no auditório do Centro Administrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *