Câmara de Vereadores homenageia Microempa pelos seus 35 anos de fundação

Presidente Luiza Colombo Dutra foi recepcionada nesta quarta, 13/11, ao falar da trajetória da maior entidade representativa das micro e pequenas empresas no RS

Luiza Colombo Dutra e vereador Paulo Périco (Márcia Vial)

A Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (Microempa) foi homenageada na manhã desta quarta-feira, 13/11, durante o espaço Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul pelo seu 35º aniversário de fundação. A presidente Luiza Colombo Dutra recebeu uma placa comemorativa do vereador Paulo Périco, representando o Poder Legislativo. O parlamentar é filho de Dino Périco, que foi um dos fundadores da Microempa e presidiu a Câmara de Vereadores em 1981.

Luiza Colombo Dutra fez um breve relato sobre a trajetória da Microempa, criada em 5 de novembro de 1984, com intuito de reunir pequenas e microempresas, estejam elas sob forma de sociedades, empresários individuais, empresas individuais de responsabilidade limitada, microempreendedores individuais ou como produtores rurais. Com mais de 2.500 associados de segmentos diversos, a associação já é considerada a maior entidade representativa das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul, reunindo 17 Núcleos Setoriais, que buscam soluções às necessidades comuns das empresas que os integram, a partir do engajamento coletivo para aumentar a competitividade, inovação e capacitação dos profissionais envolvidos. Esses núcleos atendem à metodologia e critérios de trabalho do Programa Empreender da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Sob o slogan “Unindo Pessoas, Transformando Negócios”, a Microempa também busca apoio em parcerias com outros órgãos e instituições, além das esferas públicas municipais, estaduais e federais. “Temos grandes desafios, como dificuldades de acesso ao crédito bancário, alta carga tributária, carência de um sistema de gestão, mas acreditamos que com o incentivo ao associativismo e à cooperação, podemos fazer a nossa parte e atingir uma esfera ainda maior, beneficiando mais pessoas, promovendo conscientização e maturidade empresarial”, acrescentou Luiza. As micro e pequenas empresas totalizam 99,2% das organizações nacionais – colocando o Brasil no topo dos países mais empreendedores do mundo – e empregam 57,2% da força de trabalho na iniciativa privada. “A representatividade conquistada pela Microempa é de extrema importância e a certeza de que está cumprindo o seu papel, com trabalho e seriedade”, salientou o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Cassina.

Após o discurso e ter recebido a placa alusiva aos 35 anos da Microempa, Luiza Colombo Dutra acompanhou a transmissão do vídeo institucional da campanha de aniversário “Empreender é Amar”, junto aos parlamentares da Mesa Diretora: presidente Flávio Cassina, 1ª vice-presidente, Paula Ioris; 1º secretário, Edson da Rosa; e 2º secretário, Alberto Meneguzzi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *