Com crescimento de 90% em 2019, Dinâmica completa 35 anos lançando nova marca

Empresa de Caxias do Sul é referência em assessoria de imprensa
 e já atendeu mais de 700 marcas

Crédito da foto: Silas Abreu

Chegar aos 35 anos de história já seria um marco importante para qualquer empresa. No caso da Dinâmica, porém, esse momento chega trazendo outras novidades de destaque, como a consolidação do processo de sucessão na direção e um crescimento expressivo em faturamento. Além disso, a tradicional empresa de Caxias do Sul está lançando nesta quinta-feira, 19 de dezembro, uma nova marca e um novo posicionamento.

Ao longo de sua trajetória, a Dinâmica contabiliza números surpreendentes em várias esferas. Ao todo, já são aproximadamente 4 mil publicações editadas, mais de 700 marcas atendidas e cerca de 6,5 mil projetos de comunicação realizados. Todo esse trabalho resultou em um montante que gira em torno de R$ 5,5 bilhões em ganho editorial e mídia espontânea para seus clientes.

Referência em assessoria de imprensa, a Dinâmica é considerada a mais antiga empresa caxiense do segmento atuante na Serra Gaúcha. Em sua essência, a marca também contempla a adaptação às necessidades do mercado como uma de suas principais características. Por essa razão, a Dinâmica abrange em seus serviços atuações profundas em nichos que são tendências mundiais na comunicação, como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing.

Nesse sentido, o novo posicionamento da empresa visa justamente aliar os conceitos de experiência com inovação. A nova identidade visual da Dinâmica foi desenvolvida pela Bigode Ideias, agência especializada em branding e design gráfico. Nela, o clássico verde assume um tom mais claro e vibrante, remetendo à inovação. A fonte do logotipo ficou mais leve e contemporânea, com letras mais abertas, representando a imersão da empresa na produção de conteúdo digital.

A transformação mais impactante, entretanto, é a mudança de parte do próprio nome: o Dinâmica Comunicação sai de cena para a chegada do Dinâmica Conteúdo Inteligente. O nome expressa o novo posicionamento como agência de conteúdo focada na construção e no desenvolvimento de marcas fortes.

 

Sucessão na direção está consolidada

Valorizando a missão de atuar estrategicamente na construção da imagem e reputação de empresas e instituições, a Dinâmica iniciou em 2015 um planejado processo sucessório. No ano seguinte, a direção da empresa foi assumida pelo jornalista e especialista em marketing, Ricardo Tonet Dini, em substituição a sua fundadora e também jornalista Juçara Tonet Dini, que integra agora o conselho de administração.

Ainda em 2016, a Dinâmica firmou parceria com a Resultados Digitais, empresa de Florianópolis que é considerada referência nacional em marketing digital e que promove anualmente o RD Summit, maior evento de marketing e vendas da América Latina. Fundada em 2010, a Resultados Digitais conta com mais de 700 funcionários e 13 mil clientes em 20 países. Em agosto de 2019, a marca anunciou o recebimento de um novo aporte no valor de R$ 200 milhões. Esse é o mais alto investimento já recebido por uma empresa latino-americana no segmento SaaS (software-as-a-service).

A partir dessas movimentações, a Dinâmica entrou em uma nova etapa, posicionando-se com inovação na oferta de serviços e, por conseqüência, ampliando seu portfólio de parceiros e clientes. “Tradicionalmente, sempre trabalhamos com produção de conteúdo, assessoria de imprensa e gerenciamento de projetos em comunicação. A partir de 2016, incorporamos a toda essa bagagem profissional o que há de mais atual em termos de comunicação e marketing, adaptando-a à produção de conteúdo para internet, utilizando as metodologias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing”, explica Ricardo Dini.

Além de comandar a Dinâmica, Dini atua voluntariamente como vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI Serra Gaúcha) e na diretoria de marketing da Câmara de Indústria, Serviços e Comércio de Caxias (CIC).

 

Crescimento de 90% em 2019 e reforma da sede em 2020

Ao acompanhar as tendências globais na área da comunicação, a Dinâmica registrou um crescimento expressivo de 90% em seus negócios em 2019 na comparação com 2018. A marca celebra também a retenção e renovação de 95% de seus clientes nos últimos cinco anos. “Nossos clientes sentem-se ainda mais seguros ao saber que estamos de olho nas tendências da comunicação e do marketing. Com as novas ferramentas e metodologias, conseguimos unir os benefícios da comunicação com o departamento comercial das empresas, mensurando o impacto de cada conteúdo que produzimos no resultado do cliente, e também na prospecção de novos negócios”, destaca Dini.

A agência também comemora a conquista de grandes contas nos anos recentes, como Soprano, Volare, Suspensys, Bertolini Sistemas de Armazenagem, Cobra Correntes, Sumig, Iguatemi, Festa da Uva, Express Restaurantes Empresariais, Biosys Gerenciamento de Resíduos, Vízia Óptica, Colavoro Sanvitto, Mississippi Delta Blues Festival, entre outras.

Os resultados positivos dos últimos anos proporcionaram ainda uma mudança estrutural na Dinâmica. Para acompanhar o aumento na equipe, a sede própria da empresa – localizada no clássico Edifício Brazex, na Avenida Júlio de Castilhos – passa por uma intensa reforma que será finalizada em abril de 2020.  O projeto arquitetônico segue uma linha industrial e promete surpreender clientes e parceiros.

Para Juçara, fundada da Dinâmica e atualmente diretora nacional da organização educacional TeachBeyond Brasil, é papel dos comunicadores acompanhar as mudanças e oferecer sempre o que há de mais eficiente para cada perfil de cliente. “O mundo mudou, e a comunicação tem que saber comunicar essas mudanças. Estamos mudando as plataformas e tecnologias, mas a maneira com que a Dinâmica exerce sua função, com postura ética e construção da verdade, isso jamais vai mudar”, resume.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *