Prêmio Cientista Júnior recebe aprovação no Legislativo caxiense

A proposição é do vereador Edson da Rosa/MDB e será remetida para promulgação da Mesa Diretora

Foto do Vereador Edson da Rosa/MDB | Crédito Gabriela Bento Alves

A criação do Prêmio Cientista Júnior contou com o aval de todos os parlamentares presentes na plenária do Legislativo caxiense desta terça-feira (10/12). A proposição é do vereador Edson da Rosa/MDB e vai, agora, para promulgação da Mesa Diretora.

Pelo projeto de resolução 2/2019 em debate, caso for aprovada e virar lei, a distinção será conferida, a cada dois anos, pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, visando reconhecer e incentivar as pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio do município de Caxias do Sul.

A proposta, que contém substitutivo, o qual foi acolhido, define que a entrega será realizada para os três projetos das escolas de Caxias do Sul que obtiverem melhor classificação na Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha (Mostraseg), sendo limitado a três alunos e um professor-orientador por projeto.

Somente poderão concorrer ao prêmio os alunos que estiverem devidamente matriculados e frequentando regularmente as aulas nas escolas. Será constituído de um diploma em papel-pergaminho, no qual estarão impressos o Brasão de Caxias do Sul, as razões do prêmio e a identificação nominal do aluno premiado. A entrega vai ocorrer em sessão no plenário do Legislativo. A regulamentação a respeito terá de ser encaminhada pela Mesa Diretora da Câmara.

O autor ressalta que as escolas municipais vêm adotando a metodologia científica, ação que coloca o aluno como protagonista e responsável pelo seu processo de aprendizagem. Na ótica de Edson da Rosa, a metodologia constitui cidadania, pois pauta a responsabilidade nas ações desenvolvidas em sala de aula, levando-as para fora da sala, ou seja, para a vida das pessoas, transformando realidades.

“Somos sabedores de que os avanços na história da humanidade ocorreram pelo processo de pesquisa, de solução de problemas, de elaboração de hipóteses, enfim, de observação sensível do cotidiano e de tudo que o atravessa e o transforma. Instituir o Prêmio Cientista Júnior é demonstrar que o Legislativo se compromete concretamente com a melhor possibilidade de acesso à educação de qualidade em nossa cidade, bem como com o compromisso de incentivar cada vez mais novos processos educacionais que visem o desenvolvimento cidadão”, destacou o vereador na sessão ordinária de hoje (10/12), acrescentando que é uma iniciativa que se volta, também, a aumentar a autoestima dos estudantes.

SUBSTITUTIVO nº 1/2019 contido no PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 2/2019

Vereador – Partido – Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não Votou

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

TATIANE FRIZZO SOLID Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *