FAS e SMH prestam atendimento às famílias afetadas por incêndio no bairro Belo Horizonte

Equipes realizaram os encaminhamentos durante toda a tarde desta sexta-feira (29/11)

A Fundação de Assistência Social (FAS) e a Secretaria Municipal da Habitação (SMH) atuam em conjunto para atender as famílias residentes do bairro Belo Horizonte, que tiveram suas casas atingidas por um incêndio na noite desta quinta-feira (28/11). Após o primeiro atendimento realizado pela FAS, a SMH dará continuidade aos trabalhos para reassentar as famílias atingidas.

As equipes técnicas da FAS, SMH e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se reuniram, na tarde desta sexta-feira (29/11), com as 24 pessoas que tiveram suas casas incendiadas. Durante toda a tarde, as assistentes sociais da FAS e SMS atenderam cada família para realizar os encaminhamentos necessários, vinculando-as ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte e avaliando a concessão de auxílios conforme as possibilidades oferecidas pela Prefeitura.

Pela manhã, o secretário da SMH, Claudir Bittencourt, esteve no local do incêndio para verificar a situação. O titular ressalta o apoio prestado às famílias. “Lamentamos muito o ocorrido e nos solidarizamos com as famílias atingidas. A SMH, juntamente com a FAS, está disponibilizando todo o apoio necessário para minimizar o sofrimento e perda dos moradores”, pontua.

Também pela manhã, a diretora de Proteção Social Básica da FAS, Ana Luiza De Bona Castellan Esquiam Viganó, realizou a identificação das pessoas atingidas pelo incêndio, verificando se as mesmas são usuárias da assistência social. A organização das equipes, antes do atendimento realizado à tarde, foi necessário para agilizar os encaminhamentos de auxílios e benefícios, bem como para os demais serviços da rede socioassistencial.

“As famílias já se encontravam em situação de vulnerabilidade social e agora houve o agravamento por conta do incêndio. Nós atendemos as famílias atingidas, priorizando a questão emergencial em que se encontram. Esse trabalho entre as secretarias é muito importante, pois cada uma tem atribuições especifícas. Lembrando que, além do atendimento técnico, nós temos um momento de escuta, cuidado e aproximação dessas famílias. Já que o papel da assistência social é dar o suporte necessário para que elas garantam seus direitos, condições de vida e que possam superar a adversidade enfrentada no momento”, esclarece a Ana Luiza.

O CRAS Norte seguirá acompanhando as famílias e, além da assistência habitacional, a SMH fará a limpeza da área incendiada no bairro Belo Horizonte. Os interessados em doar móveis, roupas e outros itens podem entrar em contato com a Fundação Caxias, pelo número (54) 3223.0528, ou entregar a doação na sede, situada na rua Sarmento Leite, nº 2.189, no bairro Medianeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *