Novembro Azul: Atividades de promoção da saúde do homem movimentaram a rede básica

Por meio de vídeos, palestras e rodas de conversa serviços abordaram formas de prevenção às doenças prevalentes na população masculina

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerrou nesta sexta-feira (29/11) as atividades alusivas ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem. Internacionalmente, a campanha tem como foco a prevenção do câncer de próstata. Em Caxias do Sul, as ações são ampliadas e abordam as doenças prevalentes na população masculina de modo geral, como diabetes, hipertensão e altos índices de colesterol, além do câncer.

O tema foi trabalhado com os usuários dos diversos serviços, mas especialmente na rede básica. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) chamaram a atenção dos homens para a importância do autocuidado, a fim de prevenir enfermidades. Vídeos, palestras rápidas, confecção de murais informativos, rodas de conversa, avaliação nutricional, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e até bailes, com intervalo para orientações de saúde, foram algumas das atividades desenvolvidas.

As equipes também aproveitaram esses momentos de aproximação com a comunidade para sensibilizar quanto à importância do pré-natal do parceiro, implantado no município neste mês. A iniciativa visa aproveitar o momento da paternidade para ampliar os cuidados com a saúde do homem de modo geral.

“Diante da gravidez, a equipe de saúde agenda uma consulta de enfermagem também para o parceiro. Durante este atendimento, o enfermeiro pode solicitar alguns exames de rotina. Assim, se houver necessidade de avaliação médica, o paciente já terá o resultado dos testes básicos, dando mais resolutividade ao atendimento”, explica Maria Elenir Anselmo, enfermeira do Núcleo de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da SMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *