Feira da Aprendizagem Profissional terá programação cultural aberta à comunidade

Cerca de 3 mil aprendizes, autoridades e visitantes são esperados, nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, no Centro de Eventos Festa da Uva

A Feira da Aprendizagem Profissional, que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, em Caxias do Sul, preparou uma programação cultural de acesso livre ao público. Cerca de 3 mil aprendizes, autoridades e visitantes são esperados no Centro de Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinatto, 1431, bairro Nossa Senhora da Saúde), durante os dois dias. Também marcarão presença instituições formadoras e empresas que atendem aos requisitos da lei 10.097/2000 (Lei do Jovem Aprendiz).

A solenidade de abertura da Feira está marcada para as 9h de quinta-feira (28/11) com a presença da Banda 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro e lançamento de livro do Concurso Literário e de Imagens dos Aprendizes da Serra.

Ao longo da programação, haverá diversas atrações artísticas e reuniões de entidades. Os jovens também relatarão experiências e conhecimentos obtidos no decorrer do Programa Jovem Aprendiz. As entidades formadoras e apoiadoras ainda mostrarão seu trabalho com os aprendizes e a atuação na cidade ou na região do ponto de vista econômico e social.

Coordenadora da Aprendizagem/RS e auditora fiscal do Trabalho, Denise Brambilla González convida os moradores de Caxias do Sul e cidades vizinhas a visitarem a feira e conferirem a potencialidade dos jovens aprendizes. Ela busca sensibilizar o empresariado a abraçar a proposta de abrir cotas para atender à chamada Lei da Aprendizagem.

Um dos objetivos da Feira da Aprendizagem Profissional, informa a auditora, é mobilizar o empresariado em relação à eficiência da Aprendizagem Profissional (AP) enquanto política pública de inserção no mercado de trabalho. “Por meio da Feira, pretendemos também chamar a atenção do poder público no sentido de que pode formatar leis que adotem a AP em seus espaços. Precisamos, ainda, dar conhecimento aos jovens e às suas famílias de que AP é para todos que desejarem se qualificar e ingressar no mercado de trabalho dos 14 aos 24 anos”, ressalta Denise.

No entendimento da auditora, a capacidade de vagas para a juventude pode ir muito além do que se encontra em vigor. Na esfera nacional, o potencial, em seu mínimo de 5%, seria de aproximadamente de 1 milhão de aprendizes. Entretanto, estão contratados 50% desse número. Em Caxias do Sul, existem atualmente cerca de 3 mil aprendizes contratados. O maior percentual está na indústria, seguida pelo comércio e serviços, transportes, rurais e cooperativas. Dentro do que estabelece a lei, em Caxias do Sul, ainda faltariam 1.334 aprendizes para serem contratados.

A Feira da Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha

Quando: 28 e 29 de novembro de 2019

Quinta-feira – 28/11: das 9h às 20h

Sexta-feira –  29/11: das 9h às 17h

Local: Centro de Eventos da Festa da Uva – Caxias do Sul | RS

Evento gratuito

Mais informações:

(54) 3220 – 8700 ou (54) 3238 – 8713

Email: feiraaprendizagemserra@gmail.com

facebook.com/fogapserra

instagram.com/fogapserra

– Estão na organização da Feira da Aprendizagem Profissional as seguintes entidades: 3º Grupo de Artilharia Antiaérea- Exército Brasileiro – 3º GAAE EB, Ação Social Murialdo, Agrale, Associação Literária São Boaventura – LEFAN, Centro de Formação Profissional SENAI Nilo Peçanha, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), Centro Profissional para a Cidadania, Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Ensino Social Profissionalizante (ESPRO) Polo Caxias do Sul, Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha – EFASERRA, Fundação de Assistência Social (FAS), Fundação Projeto Pescar, Grupo Herval, Instituto SENAI de Mecatrônica, Marcopolo, Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Caxias do Sul, Programa Florescer Iniciação Profissional e Programa Qualificar – Empresas Randon, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT, Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul (SRTb/RS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS)

 

Confira a programação completa da Feira da Aprendizagem da Serra Gaúcha

 

28 de novembro – das 9h às 20h

29 de novembro – das 9h às 17h

 

CENTRO DE EVENTOS – EXPOSIÇÃO

A área de exposição se divide em dois espaços, com o palco principal disposto entre eles. Na principal, estarão os estandes de divulgação das ações das instituições formadoras de jovens aprendizes atuantes na região:

1) Centro de Formação Profissional SENAI Nilo Peçanha e Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica;

2) Programa Florescer Iniciação Profissional – Instituto Elisabetha Randon;

3) Associação Literária São Boaventura – Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan);

4) Ensino Social Profissionalizante (Espro) Polo Caxias do Sul;

5) Centro Profissional para a Cidadania (Associação Irmãs Murialdinas);

6) Centro de Formação Profissional Murialdo;

7) Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee/RS);

8) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);

9) Exército Brasileiro – 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe);

10) Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA);

11) Universidade de Caxias do Sul (UCS);

12) Fundação Projeto Pescar;

13) Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).

 

No restante da área de exposição, ficarão espaços reservados para órgãos públicos, empresas parceiras e atividades complementares das instituições formadoras:

1) Bitcom – TV & Internet Provider;

2) Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), com encaminhamentos de emprego por meio da equipe do Sine Móvel;

3) Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, com Feira Pedagógica de produtos oriundos da agricultura familiar;

4) Centro de Formação Profissional Francisco Stedile – Agrale;

5) Escola de Formação Profissional Marcopolo;

6) Grupo Herval;

7) Exército Brasileiro;

8) Fundação de Assistência Social (FAS);

9) Prefeitura de Caxias do Sul;

10) Centro Profissional para a Cidadania, com exposição de produtos.

 

CENTRO DE EVENTOS – PALCO PRINCIPAL

28 de novembro
HORÁRIO
ATIVIDADE
9h
Solenidade de Abertura (com a presença da Banda 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro e lançamento de livro do Concurso Literário e de Imagens dos Aprendizes da Serra)
14h
Apresentação Artística Aprendizes – jovem do Centro Profissional para a Cidadania, Guilherme Rodrigues Alves, interpretando músicas gaúchas
15h
Apresentação Artística da Semana do Hip Hop – Pocket show com Essência Crew e convidados (apoio: Secretaria Municipal da Cultura)
16h
Apresentação Artística Aprendizes – Ação/palestra sobre mercado de trabalho, com jovens do Centro de Formação Profissional Francisco Stedile – Agrale
17h
Apresentação Artística Aprendizes – Ação sobre Meio Ambiente e Aprendizagem, com jovens do Centro de Formação Profissional Francisco Stedile – Agrale
18h
Apresentação Artística da Semana do Hip Hop – Rapper Vulgo Waguinho  (apoio: Secretaria Municipal da Cultura)
29 de novembro
HORÁRIO
ATIVIDADE
10h
Apresentação Artística Aprendizes – jovem do Centro Profissional para a Cidadania, Stefany Caroline de Almeida, solo de bateria
14h
Apresentação Artística da Semana do Hip Hop – Chiquinho DiVilas e DJ Hood  (apoio: Secretaria Municipal da Cultura)
15h
Apresentação Artística Aprendizes – Quarteto Instrumental, com jovens dos programas Florescer e Qualificar – Instituto Elisabetha Randon;
16h
Solenidade de Encerramento (entrega do Selo Parceiro da Aprendizagem e participação dos aprendizes do Murialdo com apresentação teatral e Coral do Centro Educativo da Ação Social Murialdo)
CENTRO DE EVENTOS – SALA DE REUNIÕES

28 de novembro
HORÁRIO
ATIVIDADE
10h30min
Audiência Coletiva do MPT e SRTE
14h
Reunião Extraordinária conjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve)
16h
Espaço para Reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
29 de novembro
HORÁRIO
ATIVIDADE
9h
Audiência Coletiva do MPT e SRTE
13h30min
Exibição do filme Caminhos da Aprendizagem
CASA INSTITUCIONAL DA PREFEITURA – RÉPLICAS

28 de novembro
HORÁRIO
ATIVIDADE
10h às 14h
7º Encontro de Gestores Municipais de Juventude do RS
PÓRTICO – PARQUE DE EVENTOS DA FESTA DA UVA

28 de novembro
HORÁRIO
ATIVIDADE
14h às 17h
Atendimento de Delegacia Móvel / Campanha Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
– A Feira da Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha tem apoio de: ARI Seccional Serra Gaúcha, Codeca, Samae e empresas Bitcom, Blue e Fortaleza.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *