Primeiro dia do MDBF supera expectativa de público

https://www.youtube.com/watch?v=s8mjtnaEjdE17 atrações e mais de três mil pessoas marcam o início da 12ª edição do maior festival de Blues da América Latina
O primeiro dia da 12ª edição do Mississippi Delta Blues Festival trouxe ao Largo da Estação Férrea de Caxias do Sul mais de três mil pessoas. Em comparação com a quinta-feira do ano passado, a largada deste ano (21) superou as expectativas. Os 11 mil m² da Cidade do Blues foram ocupados por amantes do blues de todo mundo. Os palcos NOLA, Flor de Lis, Creole Moon, Folk, Mississippi e Cajun reuniram, das 19h às 3h30 da manhã, 17 atrações. O tradicional momento do Hino Nacional, que marca a abertura do festival, foi tocado pelo guitarrista Rodrigo Campagnolo, no palco principal.

Chris Gill – crédito Daniela Xu

Uma das apresentações mais esperados da noite era o MDBF In Concert, com a presença da Orquestra Sinfônica da UCS. Com efeitos de luzes coloridas e regência de Manfredo Schmiedt, os músicos foram recebidos com aplausos e gritos por uma grande multidão que se aglomerou em frente ao palco.

Em meio ao público, Gládis Boff dançava empolgada durante a apresentação da orquestra e comenta que vem todos os anos ao festival, desde a primeira edição. “Teve um ano que eu estava de férias, em Paraty- RJ, que eu sai às 6h da manhã, cheguei em Caxias às 22h da noite, tomei um banho e vim pra cá. Sempre gostei de blues e do festival. O ambiente é maravilhoso”, comenta.

O idealizador do festival, Toyo Bagoso, acredita que três fatores foram essenciais para o sucesso do primeiro dia. A apresentação da Orquestra Sinfônica, o calor e a temática alegre e contagiante deram um gostinho do que serão os próximos dois dias. “Se a quinta-feira já foi assim, essa edição tem tudo para ser histórica”, afirma Toyo.

Além dos palcos, a praça de alimentação, a Blues Art Ville, a Beer Square e o Flea Market foram locais de concentração de público. A Roda Gigante, componente tradicional do evento, foi bastante movimentada durante o seu funcionamento. Os primeiros mil passes foram distribuídos gratuitamente e estima-se que cerca de 1,5 mil pessoas tenham visto a Cidade do Blues do alto no primeiro dia de MDBF.

Cristiane Schiavenin, 30 anos, é estudante de música e conta que sempre que pode, vem ao festival. “Eu acho que essa é minha quinta vez, a primeira foi há uns sete anos. Música pra mim é respirar. Eu amo o festival, pois ele reúne muitas tribos.”

Envolto pelas cores e aromas do French Quarter, bairro de New Orleans que recebe os festejos do Mardi Gras, o primeiro dia do 12ª Mississippi Delta Blues Festival colocou o público no clima da cidade. Roxo, verde e dourado estão por toda a parte e auxiliam na ambientação do espaço. Marcos Cardoso, 21 anos, estudante de jornalismo, comenta: “Dá pra ver que a proposta do tema está bem concretizada. Na minha opinião, é a melhor edição.”

O evento segue até sábado, dia 23 de novembro, em Caxias do Sul. Ingressos para sexta-feira e sábado podem ser adquiridos na plataforma do Sympla, na loja Spirito Santo do shopping Iguatemi Caxias e no Mississippi Delta Blues Bar.

O Mississippi Delta Blues Festival 2019 tem patrocínio de Iguatemi Caxias, Claro, Unimed Nordeste, Viezzer, Irapuru/Star Pex, Fedrizzi Seguros e Jack Daniel’s, e conta com financiamento da LIC Caxias do Sul, apoio cultural da Racon Consórcios e Visate. Financiamento do Pró-cultura RS e patrocínio de Empresas Randon, Eiffel Citroën, Bamboo e QOD Barber Shop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *