Prefeitura aumenta de 10 para 13 segundos o tempo de travessia para pedestres em esquinas da área central

Ação busca contribuir com a segurança da comunidade, principalmente de idosos e pessoas com mobilidade reduzida

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) ampliou na última semana o tempo de travessia para pedestres em semáforos de cruzamentos da área central de Caxias do Sul. Quem está a pé dispõe a partir de agora de, no mínimo, 13 segundos de tempo verde para ir de um ponto ao outro da calçada. Anteriormente, os semáforos programavam 10 segundos. Além de contribuir com a segurança dos pedestres, principalmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida, a ação da secretaria foi realizada buscando o menor impacto possível na circulação do trânsito nos locais.

Nas ruas, o pedestre verá que a contagem regressiva inicia a partir dos 12 segundos, que é o período de tempo exibido no display do semáforo. Após, há ainda um segundo onde a sinaleira exibe um traço verde, que marca o término da contagem. Os semáforos são programados também para exibirem, durante três segundos, a mão vermelha piscando, indicando ao pedestre que é necessário parar e aguardar na calçada antes de iniciar a travessia. Em alguns equipamentos, como na esquina da Sinimbu com a Coronel Flores, a contagem inicia nos 13 segundos e se encerra no número 01, eliminando a presença do traço verde. A alteração depende de ajustes com a fornecedora dos contadores e será realizada gradativamente.

O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, reforça também que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o motorista deve aguardar o pedestre encerrar a travessia antes de movimentar o veículo, mesmo que semáforo veicular já esteja exibindo o sinal verde. “A gente faz questão de lembrar que o tempo para o pedestre é o mesmo há muitos anos. O que mudou recentemente foi que a comunidade passou a visualizar esse tempo, em um investimento municipal para contribuir com a segurança no trânsito. Nas últimas semanas, trabalhamos para administrar os segundos e ampliar o tempo em verde para quem está a pé, mostrando, mais uma vez, que o pedestre é prioridade para a administração municipal”, destacou.

Foram ampliados os tempos de pedestre nos cruzamentos da rua Sinimbu com a Marechal Floriano, Visconde de Pelotas, Dr. Montaury, Marquês do Herval, Coronel Flores e Moreira Cesar; da Pinheiro Machado com a Dr. Montaury, Visconde de Pelotas, Moreira César; da avenida Júlio de Castilhos com a Dr. Montaury, Marquês do Herval, Do Guia Lopes; da Bento Gonçalves com a Garibaldi, Visconde de Pelotas e Marechal Floriano; da Os Dezoito do Forte com a Marechal Floriano; da Vinte de Setembro com a Marechal Floriano e com a Garibaldi; e da Ernesto Alves com a Moreira Cesar.

Semáforos na Júlio

A SMTTM está instalando novos semáforos para pedestres na avenida Júlio de Castilhos. Já foram concluídas a implantação dos equipamentos nas esquinas com a Visconde de Pelotas, Garibaldi e Marechal Floriano. Haverá ainda a instalação das sinaleiras no cruzamento da Júlio com a Moreira César, que está em fase de execução.

Foto: Leonardo Portella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *