ERVANÁRIA PAI JOCA religião e fé: Saiba mais sobre o Dia nacional da Umbanda – 15 de Novembro

Celebra-se em 15 de Novembro o Dia Nacional da Umbanda, uma religião  totalmente brasileira que teve sua origem fundada em características e qualidades de outras religiões. E é por isso que a Umbanda é uma expressão de harmonia, pois une todas as pessoas em uma só energia, com a intenção de propagar sempre a paz espiritual e o amor ao próximo.

Caboclo das Sete Encruzilhadas

O nome Umbanda em sua composição, vem do termo “curandeiro”. E seus cultos são realizados em terreiros, centros ou até mesmo em templos. Onde todos os praticantes da religião tem a oportunidade de se desenvolver espiritualmente.

A história conta que no dia 15 de novembro de 1908 um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um médium de apenas 17 anos de idade. Seu nome era Zélio Fernandino de Moraes, e nessa mensagem ele teria sido instruído a criar um culto religioso que ficou conhecido como Umbanda.

Zélio sofria de uma paralisia que nenhum médico da época conseguia explicar. Um amigo da família o indicou para frequentar a Federação Espírita do Rio de Janeiro e foi nesse local que o jovem foi manifestou uma entidade que se intitulou como o “Caboclo das Sete Encruzilhadas” momento em que ele anunciou a fundação da nova religião no país.

A principal diferença do arquétipo da Umbanda para a tradição espírita é que nela os espíritos que até então eram considerados “menos evoluídos” pelos kardecistas teriam um espaço garantido para ajudar as pessoas na evolução espiritual. Índios (os chamados na religião por caboclos), espíritos de escravos africanos e mesmo de crianças também tinham muito a ensinar.

Durante muito tempo a Umbanda foi discriminada e sofria com repressões policiais e com o preconceito da sociedade brasileira. Mas, com o tempo essas ações foram diminuindo, até sua consagração em 2012 com a Lei 12.644.

As principais religiões nas quais o conceito umbandista baseia-se são: Espiritismo, Candomblé, Catolicismo e tradições Caboclas.

Decreto de Lei 12.644

No dia 16 de maio de 2012 a então Presidente Dilma Rousseff oficializou o dia 15 de novembro como o dia da Umbanda no país através da Lei  de número 12.644. A data já era comemorada como sendo o dia da religião há muitos anos e a escolha do dia foi uma decisão das Entidades Federativas do Rio de Janeiro, quando ocorreu a primeira Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda.

publicidade:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *