Senac-RS participa do Espaço Juntos para Competir na 42ª Expointer

Programação do evento contará com a Vitrine da Carne e espaço de Vinhos

 

A 42ª edição da Expointer, que acontece de 24 de agosto a 01 de setembro, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, terá uma série de atrações para os visitantes em geral. Entre elas está o espaço do Juntos para Competir, já tradicional na maior feira agropecuária da América Latina, elaborado e executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac. Na oportunidade, o Senac-RS participará da Vitrine da Carne, com o chef Bruno Ivanoff, e oficinas de harmonização de vinhos, com o sommelier Tiago Faccio.

 

Nesta edição da feira, o Juntos para Competir dará destaque para três cadeias produtivas: Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados. Novamente será reforçada a importância de trabalhar a cadeia produtiva dos produtos, com o conceito ‘Do Campo à Mesa’, valorizando aspectos como inovação, gestão, qualidade e importância da garantia de produção e bem-estar animal. Também serão abordados temas como a inovação no campo, além de poder apresentar aos visitantes histórias bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram participando do programa Juntos para Competir.

 

Excelência da carne gaúcha

A Vitrine da Carne Gaúcha é uma das atrações mais visitada da Expointer nos últimos dez anos e tem por objetivo valorizar a excelência da carne gaúcha. Comandada pelo chef Bruno Ivanoff, o público poderá acompanhar demonstrações de consultores em desossa e cortes de carnes, e apresentações de técnicos das associações de raças produtoras de carnes selecionadas. Nas oficinas eles ensinam, ao vivo, técnicas para desossa e apresentação de diferentes cortes e opções de preparo de carnes. São trabalhadas carcaças de ovinos, suínos e bovinos, conforme programação previamente divulgada. As demonstrações acontecem no Pavilhão Internacional, em frente à Praça Central. A Vitrine da Carne Gaúcha é uma iniciativa da Farsul e integra o espaço do Juntos para Competir na feira.

 

Confira outras atividades:

 

Transformação no campo

Cases de produtores rurais atendidos pelo Programa Juntos para Competir e informações técnicas sobre as cadeias.

 

Espaço produtos ícones gaúchos

Mostra dos produtos gaúchos que são destaque no estande: carne, vinho e queijo, com receitas de harmonização e informações sobre rastreabilidade dos produtos.

 

Startups

Empresas conectadas com as tecnologias e soluções voltadas para o agronegócio irão demonstrar produtos e serviços. Haverá interação com o público.

 

Arena Inovação

Conhecimento voltado para o campo. Desafio, pitches, talks e Like a Farmer, com batalhas envolvendo 24 startups voltadas ao agronegócio. As ideias de cada uma delas serão avaliadas por uma banca e as melhores irão avançar para as etapas seguintes, até que restem três classificadas.

 

Harmonização na mesa

Oficinas de harmonização de vinhos gaúchos, queijos Colonial e Serrano e doce de leite, no comando do Senac-RS, com o sommelier Tiago Faccio .

 

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

 

O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

 

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *