CineSerra terá workshop de Documentário com André Costantin

Oficina ocorre nos dias 06 e 07 de abril, no Sesc Caxias. Inscrições têm início nesta sexta e as vagas são limitadas

André Costantin – Crédito Fábio Grison

A 6ª edição do Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha se aproxima. O CineSerra ocorre de 1º a 14 de abril, e já inicia a divulgação de alguns dos destaques da programação. Entre eles está o workshop “A Ilusão da Realidade – Narrativas Documentais”, ministrado pelo diretor da Transe Filmes, jornalista, roteirista e pesquisador, André Costantin. Ele é um dos responsáveis por colocar Caxias do Sul no mapa de produção audiovisual do RS, com produções como a série documental Vento Sul e o curta-metragem Aos Olhos de Santa Bárbara. Também participou do Núcleo de Programas Especiais da RBS TV.

A oficina será realizada nos dias 06 e 07 de abril, no Sesc Caxias. No sábado, o workshop ocorre das 8h30 às 18h (com intervalo de 90 minutos), e no domingo, das 8h30 às 12h30. A proposta é trabalhar o audiovisual pela perspectiva do Documentário. Para isso, Costantin vai abordar a criação de um projeto audiovisual, apresentação de todo processo para criação de um documentário, análises de obras e atividades práticas sobre o assunto. “Vamos esmiuçar algumas produções, tanto curtas-metragens quanto documentários, e trocar ideias sobre cada fase do processo de produção de um trabalho assim”.

As inscrições abrem na sexta-feira, 29 de março, com encerramento no dia 5 de abril, e devem ser feitas pelo site do CineSerra (festivalcineserra.com.br). O valor é RS 40 e o evento é aberto a todos os públicos.

André Costantin

É diretor e roteirista cinematográfico; pesquisador em etnografia, com Mestrado em Literatura e Culturas Regionais. Foi professor do curso de pós-graduação em Cinema da Universidade de Caxias do Sul.  Atualmente coordena equipes de criação e de realização na Transe filmes & produções coletivas.

Realizou dois filmes de co-produção Brasil-Itália: Eco das Montanhas (2008-Prêmio Especial Festival de Cinema de Verona/Lessínia) e Brasil Talian (2015). Entre 2016 e 2017, dirigiu a série documental Vento Sul, formada por 13 episódios de 52min., levada ao ar pela TVBrasil e TV Cultura. Também roteirizou e dirigiu as séries Antártida (2007/Globo Internacional/RBSTV/Canal Brasil) e Porto Alegre dos Açores (2009/Globo Internacional/RBSTV). Realizou projetos audiovisuais independentes e em parceria com TVs, entre eles duas edições do Prêmio Nacional DocTV; 1º Prêmio Etnodoc/Ministério da Cultura; dois Prêmios Nacionais Afro/Fundação Palmares (2010-2012), Prêmio CurtaDoc/MinC; três edições do Prêmio Histórias Curtas RBSTV-Globo/Canal Brasil.

Como diretor e roteirista, realizou programas especiais e seriados documentais para o Núcleo de Programas Especiais da RBSTV Porto Alegre, em dez anos de parcerias e criação de argumentos de obras audiovisuais para TV.

 

Sobre o CineSerra

O CineSerra é uma mostra competitiva de cinema, que conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. O projeto, cuja primeira edição foi realizada em 2013, tem o objetivo de dar visibilidade e agregar valor à produção audiovisual independente. Serão destacadas e premiadas produções em âmbito regional (Nordeste do RS) e estadual (RS), em concursos paralelos. O evento também oferece workshops sobre tópicos relativos à produção audiovisual com profissionais da área. À frente do projeto estão os produtores culturais associados Leandro Daros, diretor artístico, e Claudio Troian, diretor operacional.

Os recursos para a realização do evento foram captados por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul. Nesta edição, os apoiadores culturais são NL Informática, Bitcom, Guinchos Vanin e Empresas Randon.

Saiba mais em festivalcineserra.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *