Artigo: A integração entre Corpo, Mente e Alma

O mundo atual está mudando muito depressa. É preciso reservar um tempo para o autoconhecimento e para o melhoramento do ser humano. Para adquirir mais saúde não basta ter uma alimentação saudável e horas de exercícios físicos. É preciso desenvolver a capacidade de se manter em harmonia. Conhecer-se e integrar-se é uma necessidade do ser humano.haa

A prática da Hatha Yoga, é uma forma de entrar em contato consigo mesmo, de relaxar, silenciar a mente, acalmar o coração e ter maior qualidade de vida.

Quando realizada de forma regular, desenvolve consciência corporal, melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a postura e o desempenho dos sistemas respiratório e circulatório, produzindo inúmeros benefícios, tanto físicos, quanto psicológicos.

Uma de suas técnicas mais importantes, é o Pranayama – que significa domínio sobre o  prâna ou energia vital. Nesse processo, a técnica respiratória forma uma ponte entre o consciente e o inconsciente, e o fluxo de ar que entra e sai do organismo altera o padrão respiratório, juntamente com as posturas corporais.

Com a prática regular, é possível obter maior conhecimento do próprio corpo e também do relaxamento. Além disso, o organismo tende a ficar mais equilibrado e o humor controlado.

Outras técnicas importantes, como a Dança-Yoga – Meditação e Relaxamento – e a Meditação Soham, também colaboram para um mundo mais harmonioso.

Aliando o prazer da dança à meditação, a prática da Dança-Yoga proporciona sensações de leveza, energia e paz. A dança é uma manifestação da arte em seu mais transcedental significado, ela simboliza a atividade divina como a fonte de energia que põem o universo em movimento. É o caminho espiritual que conduz o homem a seu reencontro com a verdade fazendo com que ele se sinta inteiro, de corpo, alma, coração e emoção.

Já a Meditação Soham – que em sânscrito, significa vida – acontece quando a pessoa inspira repetindo “So” e exala, “Ham”, observando atentamente a respiração. Ela equilibra o ser dando-lhe todo o seu poder e estabelece a harmonia do homem integral nas suas três divisões fundamentais- corpo, mente e espírito.

Durante a meditação, o corpo acumula energias sutis muito benéficas, que controlam a ansiedade e a tensão, e conduzem ao equilíbrio. O ato de meditar estabelece harmonia entre corpo, mente e espírito, e regenera todos os níveis do ser humano. Além disso, a bioquímica do organismo muda com a produção das substâncias do relaxamento – endorfinas – fazendo com que o sistema imunológico funcione melhor.

Sendo assim, o trabalho com respiração, concentração, relaxamento e meditação permite que o indivíduo se reconheça, recupere seu eixo e permaneça centrado. Cultivando a harmonia geral, e evita que algum estado gerado pelo desequilíbrio se forme.

Iria Gasperin completa trinta anos de atividade como professora)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *