Artigo: Yoga e as mudanças vivenciais – por Iria Gasperin – Professora de Yoga e Educação Física

Hatha Yoga é um expressar-se do interior para o exterior.

Hatha Yoga é um expressar-se do interior para o exterior. Este expressar-se não envolve apenas a parte física, mas o ser inteiro: corpo, mente e espírito. Mas, isso não pode ser alcançado apenas através dos exercícios físicos do yoga, inclui: Asanas, pranayamas, concentração, relaxamento e meditação; buscando aprofundar os níveis de consciência do aluno. O ser humano é uma unidade complexa, formado por um corpo material, estruturado e animado por um princípio espiritual. E este ser total é trabalhado para que desperte e se manifeste em todas as suas potencialidades, que são limitadas.

Cada indivíduo é a pessoa mais importante em seu próprio mundo. Qualquer mudança que ela deseje iniciar, deve vir de dentro. E todos têm capacidade de mudar, se quiserem, então este, está no caminho do auto-aperfeiçoamento. Todas as vivências só têm validade se forem colocadas em prática. Não importa os outros, cada um deve fazer a sua parate. Divinos na essência, todos tem poder criativo. Ao respirar deve-se sentir pleno da energia prânica universal, harmonize-se, sinta-se em paz…sinta-se feliz. A harmonização entre as energias internas e externas, gera o equilíbrio desejado para um crescente domínio pessoal.

Comece a respirar e sinta-se diferente. Deixe que a respiração dissolva qualquer tensão ou rigidez que encontrar nos músculos. Percorra mentalmente os músculos, da testa aos dedos dos pés, sempre identificado a diferença entre a tensão e relaxamento muscular. Quando se consegue modificar posturas, a pessoa amadurece. Quando se consegue entender-se um pouco mais, sobe-se um degrau. Todos estes conhecimentos são passados para as alunas do Hatha Yoga. ( Iria Gasperin completa trinta anos de atividade como professora.)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *