Cobertor e aquecedor: 10 dicas de cuidados com os idosos no inverno

Docente do Senac Caxias do Sul, Cristiane Alves dos Santos dá sugestões de cuidados com os avós no inverno

 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), o número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017. A tendência é que o envelhecimento da população acelere tanto, que em 2031, o número de idosos supere o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. Dados como estes mostram como o cuidado com a saúde é sinônimo de longevidade.

 

No entanto, a saúde da população fica mais debilitada no inverno, em especial a dos idosos. A docente do Senac Caxias do Sul Cristiane Alves dos Santos reforça que os cuidados com a terceira idade devem ser maiores na época mais fria do ano. “Ocorre um maior risco de problemas e lesões relacionadas ao clima, incluindo hipotermia, queimaduras e quedas” alerta a docente. Por isso, é importante que tanto os idosos, como quem convive com eles, tomem certas precauções nessa estação. Confira as 10 dicas que Cristiane separou sobre os cuidados com os vovôs e vovós no inverno:

 

1 – Roupas adequadas

Utilizar roupas adequadas para os ambientes mais frios ou com o ar condicionado. O uso de mantas, cachecóis, luvas e meias quentes é uma boa opção.

 

2 – Bebidas quentes

Ingerir bebidas mais quentes, como chás, caldos e sopas, oferece um aquecimento mais rápido internamente, além de ser muito gostoso.

 

3 – Banhos rápidos

Tomar banhos mais rápidos para que a hipotermia sofrida nesse momento possa logo ser recuperada.

 

4 – Aquecedores

Usar aquecedores e estufas para manter os ambientes onde os idosos costumam permanecer quentes. Esse gesto também auxilia na manutenção da temperatura ideal para eles nos locais.

 

5 – Hidratação da pele

Hidratar a pele para reduzir a sensação de que está seca, a recomendação é de que utilize cremes hidratantes hipoalergênicos.

 

6 – Cobertores

Usar cobertores que retenham calor, principalmente no período do sono, quando há um declínio da temperatura corporal.

 

7 – Vacinas

Tomar as vacinas contra gripe e pneumonia.

 

8 – Ajuda médica

Buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios, ou dificuldades respiratórias.

 

9 – Atividades em ambientes fechados

Buscar realizar atividades em ambientes fechados, as chamadas indoor. Isso significa, passear em locais como shopping centers, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade.

 

10 – Reposição de vitamina D

Repor a vitamina D pela falta de exposição ao sol, através de outras fontes de nutrientes como peixes, como atum, sardinha e salmão. Além destes, é possível encontrar vitaminas nas gemas de ovos, bifes de fígado e cogumelos.

publicidade:

Farmácia Economize- (vinheta)

Posted by Sabe Caxias on Tuesday, August 15, 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *