Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 15 de junho

População dos grupos prioritários deve buscar a vacina nas UBSs de Caxias do Sul

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza foi prorrogada até 15 de junho. Até esta data, a população que integra os grupos prioritários para imunizaçãodeve buscar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul.

 

Prevista para encerrar inicialmente nesta sexta-feira (1º/06), a campanha foi estendida por mais 15 dias por determinação do Ministério da Saúde. Uma série de fatores determinaram a prorrogação, entre eles, o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (31/05); o grande número de municípios que decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira, devido ao desabastecimento provocado pela paralisação dos caminhoneiros; e o não atingimento da meta de cobertura vacinal até o momento.

 

Segundo o último levantamento da Vigilância Epidemiológica, divulgado há cinco dias (25/05), 67% da população-alvo da campanha havia sido vacinada em Caxias do Sul, com mais de 77,4 mil doses aplicadas. A meta é imunizar 115 mil pessoas, o que representa 90% de cada grupo prioritário.

 

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza é reduzir as complicações, as internações hospitalares e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. Devem ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica) e professores.

 

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves, como dor no local da aplicação.

 

 

Foto: Andressa Boeira

 

publicidade:

Farmácia Economize Abril 2018

Posted by Sabe Caxias on Friday, April 6, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *