IMHC se engaja na 16º Semana dos Museus com projeto destinado a escolas de Caxias do Sul

Foto: Cristiane Damo, IMHC/UCS/divulgação

A programação da 16ª Semana dos Museus ocorre entre os dias 14 e 20 de maio. Como preparação para as atividades, o Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS desenvolve uma ação com escolas dentro do projeto “Caxias do Sul: lugares de memória e conexões possíveis”.

Elaborado em conjunto com outras instituições da cidade, o projeto é endereçado a escolas municipais e estaduais. Ao todo, inscreveram-se 20 escolas, que terão seus projetos acompanhados pelas Instituições.

O IMHC ficou responsável por atuar com a Escola Municipal Leonel Brizola e com a Escola Estadual Kalil Sehbe. Os trabalhos com os alunos tratam do registro de memória e escrita da história da escola ou da comunidade em que ela está inserida.

Na quarta-feira, dia 18 de abril, a equipe do IMHC recebeu os estudantes da Escola Leonel Brizola (foto), localizada no campus da UCS. “O projeto busca criar um espaço que conte a história da escola, nós trabalhamos com os alunos demonstrando como se realiza essa narrativa, utilizando como exemplo o trabalho da cronologia e levantamento documental para o encarte e o livro dos 50 anos da UCS”, explica o diretor do IMHC, professor Anthony Beux Tessari.

Ele explica que serão realizadas visitas à escola entre abril e maio para acompanhar e assessorar o projeto. No dia 27 de abril, serão recebidos os estudantes da Escola Estadual Kalil Sehbe. Entre os dias 14 e 20 de maio, na Semana dos Museus, os alunos farão a apresentação dos trabalhos. O evento de encerramento do projeto em âmbito municipal está marcado para o dia 18 de maio.

Semana dos Museus em Caxias do Sul

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Nesse período, os museus brasileiros desenvolvem uma programação especial. As ações são responsáveis por um significativo aumento de público: durante a semana comemorativa, a média de visitantes dos museus participantes sobe, aproximadamente, em 80%.

Neste ano, os museus de Caxias do Sul se unem para realizar uma ação em conjunto. A ideia é oportunizar e construir conjuntamente com as escolas das redes públicas e privadas de Caxias do Sul momentos de aproximação com as instituições culturais do município. Ao todo, 10 espaços, entre eles museus e institutos.

PUBLICIDADE:

Encadernadora Schinatto

Posted by Sabe Caxias on Friday, April 13, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *