Câmara de Vereadores recebe exposição “Caxias do Sul, nossa aldeia! Um recorte do período 65-85”

Mostra gratuita permanece no local até 08 de fevereiro
De 25 de janeiro a 08 de fevereiro, a comunidade caxiense poderá ter acesso, mais uma vez, à exposição “Caxias do Sul, nossa aldeia! Um recorte do período 65-85”. A mostra estará disponível no Espaço Cultura Mario Crosa, na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Alfredo Chaves, 1323), das 8h às 18h, com entrada franca. A realização da exposição é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc.

Em 14 imagens, que pela primeira vez vêm a público e que foram garimpadas nos anos de 1965 a 1985, o foco recai sobre três eixos: a música, a arquitetura, o convívio. Através de imagens emblemáticas do fotógrafo Mauro De Blanco (1923-2010), mostra-se uma “Aldeia” que deixou saudades, mas que merece sempre ser recordada. As fotografias foram selecionadas a partir dos negativos doados pela senhora Sara De Blanco, viúva do fotógrafo, ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em 2012. Completam a mostra, duas imagens do fotógrafo Antonio Carlos Galvão, também integrantes do acervo do poder público.

A curadoria é de Rodrigo Lopes, que é jornalista, historiógrafo e pesquisador na área de memória e patrimônio histórico de Caxias do Sul. Com passagens pela coluna Memória e pela edição da revista Almanaque, ambos do Jornal Pioneiro, dedica-se a contar, recontar e redescobrir histórias da Caxias de antigamente. Atuou como curador fotográfico dos livros Ecos do Passado (2016), de Marcos Fernando Kirst, e Treze (2017), de Jéssica De Carli. É diretor da empresa ComTexto Histórico – Conteúdo de Memória e atualmente trabalha na organização e divulgação dos trabalhos do Memorial Gazola – Museu da Metalurgia de Caxias do Sul.

A mostra fez parte do contexto e da programação do 5º Aldeia Sesc – Estação MPB que ocorreu de 08 a 12 de novembro do ano passado e o Sesc Caxias do Sul pretende fazer a mesma circular pelo Município em 2018. Entidades e locais interessados em receber a exposição devem entrar em contato com o setor de Cultura do Sesc Caxias do Sul pelo telefone (54) 3221-5233.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Exposição fotográfica: “Caxias do Sul, nossa aldeia! Um recorte do período 65-85”
Data: 25 de janeiro e 08 de fevereiro
Local: Espaço Cultural Mario Crosa – Câmara de Vereadores da cidade (R. Alfredo Chaves, 1323)
Visitação: Segunda a sábado, das 8h às 18h
Entrada franca

publicidade:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *