Dia “D” imuniza 6.353 pessoas contra a gripe

Dia da Vacinação - 3746 - 13 de Maio de 2017 - Mateus ArgentaCrianças compareceram em maior número nas Unidades Básicas de Saúde

 

Balanço Parcial da Vigilância Epidemiológica indica que 6.353 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em Caxias do Sul neste sábado (13/05), Dia D da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza. As 47 Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para acolher a população-alvo da Campanha, que saiu de casa em busca de prevenção.

 

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Inez Bertelli, o movimento na UBS’s ficou aquém do esperado. “Acredito que o mau tempo tenha dificultado um pouco o deslocamento das pessoas, bem como o fato de o Dia D ter coincidido com o fim de semana do Dia das Mães, quando muitas famílias viajam”, observa. “De qualquer forma é sempre importante oferecer este dia alternativo para a vacinação; e quem não pôde fazer a vacina hoje (13/05) ainda tem mais duas semanas”, concluiu Maria Ignez.

 

A Campanha de Vacinação segue até 26 de maio. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe nos grupos prioritários para a vacinação: pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica).

 

A estimativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 124 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não são considerados os doentes crônicos e os professores). O último levantamento (08/05) apontava cobertura vacinal de 45,07% do público-alvo.

 

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.

 

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe e de suas complicações.
São consideradas doenças crônicas:

Doença respiratória crônica: asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); DPOC; bronquiectasia; fibrose cística; doenças intersticiais do pulmão; displasia broncopulmonar; hipertensão arterial pulmonar; crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doença cardíaca crônica: doença cardíaca congênita; hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.
Doença renal crônica: doença renal nos estágios 3, 4 e 5; síndrome nefrótica e paciente em diálise.
Doença hepática crônica: atresia biliar; hepatites crônicas e cirrose
Doença neurológica crônica: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes, incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave.
Diabetes: diabetes mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos
Obesos: obesidade grau III.
Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.
Portadores de trissomias: síndrome de down, síndrome de klinefelter, sídrome de wakany, dentre outras trissomias.

 

Dados do Dia D (parciais)

 

Público

Nº doses

Crianças

2.231

Gestantes

84

Idosos

2.141

Puérperas

16

Trabalhadores de Saúde

221

Doentes Crônicos

1.450

Professores

210

Total

6.353

 

Obs: na segunda-feira (15/05), deve ser divulgado o balanço completo da Campanha até o momento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *