Cerca de 20 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas em Caxias do Sul

Campanha segue até o dia 26 de maio com a meta de imunizar 90% do público-alvo

Cerca de 20 mil doses já foram aplicadas em Caxias do Sul na 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A campanha segue até 26 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. O Dia D está marcado para 13 de maio, com foco na vacinação do público-alvo.

Nas UBSs Fazenda Souza, Vila Seca e Criúva, o primeiro lote de doses da vacina terminou. A Vigilância Epidemiológica aguarda o envio de novas doses por parte do Estado para dar continuidade à vacinação nessas regiões.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica) e professores. A estimativa da Vigilância Epidemiológica é imunizar 124 mil pessoas no município, o que representa 90% da população de cada grupo prioritário(neste cálculo, não são considerados os doentes crônicos e os professores).

A Vigilância Epidemiológica reforça que a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.

Parcial Campanha Influenza

Público

Número de doses

Percentual

Crianças

1.906

7,35%

Gestantes

497

10,32%

Puérperas

259

32,70%

Trabalhadores de Saúde

1.602

13,77%

Idosos

11.853

24,61%

Total Grupos Prioritários

16.177

17,64%

Doentes Crônicos

3472

 

Professores

526

 

Total Doses Aplicadas

20.175

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *