Unidades Básicas de Saúde recebem mulheres para encaminhamento de exames preventivos

17201258_1745722092407454_5811177197067260541_nAção promovida pela Secretaria da Saúde neste sábado (11)  é alusiva ao Dia Internacional da Mulher

“Tratar as doenças que acometem a população é muito importante, mas preveni-las é ainda mais, por isso estamos aqui, cuidando das pessoas, onde a comunidade precisa”. Com esta declaração, o prefeito Daniel Guerra abriu neste sábado (11) a ação de saúde alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. A abertura oficial foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Campos da Serra, às 9h30, mas todas as UBS`s do Município receberam as mulheres neste sábado, das 9h às 16h, para a coleta de citopatológico e solicitação de mamografias. Esses exames ajudam na prevenção do câncer do colo do útero e de mama.
Após a saudação de abertura, o prefeito, acompanhado da primeira-dama Andrea Marchetto Guerra, distribuiu pessoalmente mudas de plantas às mulheres que aguardavam atendimento. Elas também receberam material informativo, com dicas de saúde.
O médico Fernando Vivian, diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, promotora da ação, também participou da abertura. “O Dia Internacional da Mulher é importante não apenas por ser uma data festiva, mas por ser mais uma oportunidade que temos de cuidar delas, de atuar preventivamente, oferecendo diagnóstico precoce para os tumores de maior incidência na população feminina”, afirmou o médico.
Após a cerimônia de abertura, Fernando Vivian, juntamente com integrantes de seu núcleo de trabalho e com a diretora técnica de Estratégias de Saúde da Família, Maria Elenir Anselmo, percorreu outras UBS`s (Esplanada, São Caetano, Planalto Rio Branco, Desvio Rizzo e Mariani) para saudar as equipes de trabalho, estimular o comportamento preventivo entre as mulheres e verificar a adesão à campanha. Em algumas UBS`s, as mulheres também tiveram a oportunidade de participar de oficinas de culinária, sucos, água aromatizada e sal temperado, além de receberem massagem e maquiagem com consultoras de beleza.
Também prestigiaram a ação de saúde alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a secretária de Governo, Vania Marta Epeiorin; o líder do governo na Câmara, vereador Chico Guerra; e o vereador Elisandro Fiuza. O levantamento do número de exames encaminhados pelas UBS`s neste dia de campanha será divulgado na segunda-feira (13).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *