9ª Festa Oficial de Abertura da Colheita vai ser no dia 12 de fevereiro

Gabriela Silveira - divulgacaoA festa vai acontecer na Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul

 

A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), está apoiando a realização da 9ª Festa Oficial de Abertura da Colheita, que ocorre juntamente com a Festa de Nossa Senhora de Lourdes. As duas festividades vão ser no dia 12 de fevereiro no Salão da Gruta da Terceira Légua.

O evento é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e o Sindicato Rural. A programação inicia com a missa às 10h, seguida por uma solenidade marcada para às 11h e, depois, almoço às 12h.

Na festa é comemorado o início da colheita da uva e da maçã na região. Para este ano as expectativas são boas em relação à colheita, tudo indica que haverá uma grande produção tanto da uva como da maçã”, conta a Secretária da SMAPA, Camila Sandri Sirena. Neste ano, o clima ajudou e a produção deve voltar à normalidade. A expectativa é colher 600 mil toneladas de uva no estado. Caxias do Sul deve responder por 10% de todo esse volume, com 60 mil toneladas.

Os ingressos para a 9ª Festa da Colheita podem ser adquiridos antecipadamente nos sindicatos ou na comunidade da 3ª Légua. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3223.7676 e (54) 3221.4855.

Lei deu origem a Festa 

A iniciativa da Festa Oficial de Abertura da Colheita tem como base a Lei Municipal nº 6.848, de 14 de julho de 2008, de autoria do então vereador Getúlio Demori, com emenda do vereador Raimundo Bampi. A lei institui anualmente, entre os dias 20 de janeiro e 15 de fevereiro, o Dia Oficial da Abertura da Colheita de Caxias do Sul. De acordo com a legislação, a festa é itinerante e tem como realizadores a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), o Sindicato Rural Patronal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (atualmente denominado de Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares).

Foto: Gabriela Silveira / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *