O ambiente e a sua saúde

Isnar Amaral 3Outro dia, andando pela rua, encontrei um conhecido com visível dificuldade em caminhar. A respiração ofegante, pernas enfaixadas com feridas e, então, paramos para conversar. Perguntei-lhe sobre a sua situação de saúde e ele me narrou todos os seus problemas. Aposentado há algum tempo, na faixa dos 60 e poucos anos, passa a maior parte do seu tempo em sua casa. Citou que a sua situação de saúde se agravou a partir do momento da aposentadoria. Fiz-lhe algumas perguntas e, a partir das suas afirmações, pude concluir que o ambiente da sua casa está influenciando na sua saúde de forma nociva.

Então, perguntei-lhe: me permite fazer uma análise no ambiente da sua casa? Talvez possamos resolver em parte estes problemas. Indagou-me a seguir: de que se trata esta análise? Observei que era difícil explicar em poucas palavras, mas disse que se tratava da energia do ambiente. De imediato rebateu “eu não acredito neste negócio de energia” e tratou de encerrar a conversa naquele momento.

Para esclarecer, tudo é energia, nós somos energia, nosso alimento é energia, a água é energia, a respiração é uma troca de energia e o simples fato de estarmos vivos consome energia. Logo, isto não depende de acreditar, não tem nada a ver com religião ou crença, isto é ciência, é biofísica. O não acreditar significa não ter conhecimento a respeito.

Baseado em centenas de análises que realizei em ambientes residenciais, observo que alguns problemas sempre se repetem e são comuns em residências onde se apresentam muitas doenças e distúrbios. Problemas como depressão, câncer, infecções diversas, problemas cardíacos, artrite reumatoide, insônia, cansaço excessivo, entre outros, estão correlacionados com o ambiente.

Existem diversos fatores ambientais que determinam a salubridade do ambiente. Em algumas situações, estes podem formar pontos nocivos na sua casa e prejudicar sua saúde.

O equilíbrio é a condição ideal para tudo. Uma doença é um desequilíbrio e este foi gerado por algum fator que pode ser genético, alimentar, hábitos diversos ou fatores ambientais. Apenas para esclarecer, pesquisas apontam que 80% dos casos de câncer são provocados por condições ambientais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 25% das doenças registradas em todo o mundo são causadas por fatores ambientais evitáveis responsáveis por 13 milhões de mortes todo o ano. (Folha de São Paulo, 15/04/16, France Presse, Genebra).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *