Aprovado projeto que declara de Utilidade Pública o Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC), em Caxias do Sul

De autoria do vereador Guila Sebben/PP e aprovado pelo plenário, texto agora depende da sanção do Executivo municipal 
Vereadores caxienses aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (25/10), a proposição que declara de Utilidade Pública o Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC). Para entrar em vigor, o projeto de lei (PL) 53/2016 agora depende da sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho. De autoria do vereador Guila Sebben/PP, se sancionado, o texto permitirá que a entidade receba incentivos do poder público.

Durante a sessão ordinária de hoje (25/10), Guila destacou a atuação do CAPC no amparo às pessoas com câncer e seus familiares e também na prevenção. Além do parlamentar progressista, outros legisladores saudaram os profissionais que se dedicam ao CAPC e o trabalho desenvolvido pela entidade em Caxias, no cuidado com a saúde de quem enfrenta o câncer. Manifestaram-se os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Neri O Carteiro/SD e Pedro Incerti/PDT.

De acordo com o PL 53/2016, o CAPC foi fundado em 15 de março de 2012, em Caxias do Sul, por um grupo sensibilizado com o elevado índice de pessoas com câncer e preocupado com a convivência familiar e comunitária dessas pessoas. O Centro surgiu para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes e a seus familiares, auxiliando no resgate da dignidade, da autoestima e do amor pela vida. Também busca ser um suporte para as demais entidades existentes na cidade, proporcionando o fortalecimento dos vínculos familiares. Sempre que necessário, faz encaminhamentos à rede socioassistencial do município.

Guila informa no projeto que o Centro de Auxilio às Pessoas com Câncer não é uma entidade médica, mas acredita na prevenção e na participação da família, orientando a sociedade sobre os benefícios de atividades físicas, boa alimentação, exames preventivos e fortalecimento de vínculos. É uma organização não governamental e apartidária que sobrevive de doações da comunidade, através de ações desenvolvidas para arrecadação de fundos, visando à sua sustentabilidade e ao auxilio dos assistidos. A missão do CAPC é ofertar, promover e articular ações de defesa de direitos sociais e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para os beneficiários da associação.

As pessoas beneficiadas com os projetos sociais do CAPC são acolhidas na instituição pelo Serviço Social, que realiza uma triagem, com base na comprovação da patologia, por meio de documentações, laudos, prescrições médicas e visitas domiciliares.

O CAPC ainda fornece aos beneficiários e seus familiares: auxílio transporte municipal (para atendimentos médicos, quimioterapia, participação em eventos, atividades e oficinas); auxílio transporte intermunicipal (para consultas e tratamentos oncológicos); atendimento social e psicológico; suplementos alimentares (em caráter emergencial); caixas de leite (uht e sem lactose); cestas básicas; fraldas geriátricas; equipamentos para a utilização de sondas (em caráter emergencial); medicações (com prescrição médica e que não sejam fornecidas pelo SUS); repasse de roupas e calçados doados pela sociedade; empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, andadores, colchão piramidal, entre outros materiais recebidos como doações da sociedade; terapia complementar como Reiki; e workshop e oficinas artesanais de diversas modalidades.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE PL 53/2016

Vereador – Partido – Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não Votou

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *