Instituto do Câncer alia prevenção e equipe multidisciplinar no combate à doença

OutubroRosa2014_créditoCristieleArrudaPrevenir o câncer e manter a qualidade de vida dos pacientes são dois objetivos muito presentes no cotidiado do Instituto do Câncer (INCAN) do Hospital Pompéia. Referência na Serra gaúcha para pacientes de convênios e SUS, o INCAN oferece uma infraestrutura física e de pessoal completa para atendimento.

O instituto tem cerca de 3,5 mil pacientes ativos, sendo que 800 estão em tratamento. Mensalmente, são realizadas 1,5 mil consultas. O câncer de mama é o de maior incidência entre os pacientes, atingindo 19,8% dos casos. Em segundo lugar está o câncer de próstata, diagnosticado em 18% dos pacientes.

O trabalho de prevenção acontece por meio de ações sistemáticas de informação e orientação para a comunidade, como o Outubro Rosa, realizado anualmente, e o projeto A vida sem o fumo, que aconteceu ao longo de 2015, com o objetivo sensibilizar as pessoas sobre os danos que o tabagismo causa à saúde a curto e longos prazos.

A qualidade de vida dos pacientes é garantida com o trabalho da equipe multidisciplinar do instituto, formada por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e estomatologista. Esta equipe garante atendimento pleno em todas as necessidades dos pacientes, influenciando positivamente no tratamento.

De acordo com a enfermeira coordenadora de Oncologia do Hospital Pompéia, Stefânia Búrigo, o INCAN procura sempre alertar as pessoas sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis na alimentação e a prática de exercícios físicos para prevenir o surgimento de doenças, inclusive o câncer.

“Os exames preventivos, se realizados regularmente, detectam precocemente as doenças e isso pode mudar o prognóstico. Quanto antes se descobrir, ou menor for a lesão, há mais chances de cura”, explica Stefânia.

Outubro Rosa 

O Outubro Rosa é uma das principais ações do INCAN para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. No Hospital Pompéia, as atividades serão realizadas na sexta-feira, 21 de outubro, no jardim da instituição.

A programação inclui palestra, caminhada e ação social com a prestação de serviços de saúde gratuitos pelos alunos e professores enfermeiros da Escola de Educação Profissional em Saúde do HP. Voluntários da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) irão distribuir laços rosas aos participantes da ação.

As atividades têm a parceria do Instituto Avon, Liga Feminina de Combate ao Câncer, AAPECAN, Programa Vigimama, da Prefeitura de Caxias do Sul, e do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC).

 

Outubro Rosa do Hospital Pompéia

21 de outubro – sexta-feira 

– Ação social

Horário: 9h às 16h

Local: Jardim do HP

Serviços: verificação de pressão arterial, distribuição de fôlderes com os sinais de alerta e dicas para a prevenção do câncer

Público-alvo: comunidade em geral

 

– Caminhada Rosa

Horário: 9h30min

Saída da frente do hospital, seguindo até a Praça Dante Alighieri

 

– Palestra para funcionários

Horário: 11h

Local: Auditório

Palestrante: oncologista Verônica Denardin da Rosa

 

– Curso de automaquiagem para funcionários

Horário: 14h

Local: Auditório

Ministrante: equipe da AVON

 

**Em caso de chuva, as atividades externas serão canceladas.

 

– Até 31 de outubro

Fachada do HP iluminada de rosa.

 

Câncer de Mama

Principais causas:

• idade;

• exposição excessiva a hormônios;

• radiação;

• sedentarismo;

• hereditariedade;

• tabagismo (fumar cigarros, cachimbos e charutos);

• obesidade;

• não amamentar;

• não ter tido filhos.

 

Fique alerta se apresentar:

• presença de nódulos ou caroços nas mamas;

• dor durante a apalpação;

• presença de secreção no mamilo;

• alteração do tamanho e/ou da coloração da mama;

• pequenos caroços embaixo dos braços.

 

Fonte: Instituto do Câncer – Hospital Pompéia

Fotos: Outubro Rosa de 2014 – Uma das ações com foco na prevenção à doença promovida pelo INCAN. Créditos: Cristiele Arruda/ Divulgação Hospital Pompéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *