CIC realiza 13º Encontro da Mulher Empreendedora

slide02Clari Paganin, Cláudia Sassi, Glória Carvalho e Sônia Hermoza compartilham trajetórias profissionais de sucesso em evento gratuito no dia 23 de março

 

Quatro mulheres caxienses que se destacaram nas áreas da indústria, comércio, educação e serviços de Caxias do Sul estarão em evidência na 13ª edição do evento Encontro da Mulher Empreendedora, uma promoção do Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Clari Paganin, homenageada no segmento Indústria, Cláudia Sassi, no Comércio, Glória Carvalho, na Educação, e Sônia Hermoza, nos Serviços, apresentam suas histórias de vida no dia 23 de março, às 19h, no auditório da entidade. “O objetivo do encontro é ouvir a trajetória profissional de empreendedoras de sucesso, que vêm compartilhar suas experiências e os desafios enfrentados ao longo da carreira”, comenta a presidente do Conselho da Empresária da CIC, Zeli Dambros.

 

Indústria – Clari Paganin

Diretora financeira da Tonederm, Clari e seu esposo, Olímpio Paganin, deram início à história da empresa. Inicialmente, a Tonederm, nome fantasia da empresa Paganin & Cia Ltda.,especializou-se na tecnologia voltada à estética, devido ao alto nível de excelência de seus colaboradores. Consagrada no mercado, a empresa notabilizou-se pelo investimento em pesquisa e no desenvolvimento de produtos inovadores e eficientes. Sempre pronta a inovar, evoluir e transformar, a Tonederm, com mais de 45 anos no mercado, é um sucesso graças ao trabalho de Olímpio Paganin e de Clari Paganin, que sempre o incentivou a ampliar os negócios. A organização também conta com o dinamismo dos filhos Cristiano e Patricia, além de mais de 50 profissionais qualificados e uma rede de distribuição que atinge todos os estados brasileiros e vários países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

 

Comércio – Cláudia Sassi

Empresária do ramo da moda, desde 1988, Cláudia atua no comércio de Caxias do Sul com três lojas de locação de roupas: Orus Noivas, Orus Festas e Araz Festas. Em 2001, passou a integrar o Conselho da Mulher Empresária da CIC. No ano de 2005, foi eleita presidente do Conselho, atuando no cargo até 2007, quando passou a integrar a Diretoria de Cultura da entidade desempenhando a função de coordenadora. Em sua gestão, foram criados o Memorial de Percurso, um resgate da identidade e memória da CIC, que emoldura a entrada principal da entidade, e o Mês da Cultura, um evento que integra as várias expressões artísticas, com apresentações de teatro, música, cinema, fotografia e dança. A partir de 2010, passou a integrar o a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura com a tarefa de avaliar projetos culturais que se habilitam a receber do município incentivos fiscais, bem como acompanhar seu desenvolvimento. Desde 2008 tornou-se suplente do Compac, órgão que fiscaliza e delibera alterações no patrimônio histórico de Caxias do Sul. Também em 2008 passou a integrar a Diretoria de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul. Em 2012 passou a integrar a diretoria eletiva da, como primeira-secretária. É formada em Gestão Empresarial pela Univarejo de Caxias do Sul, e em Gestão de Marketing pela Dale Carnegie. É casada com Eduardo Sassi e tem uma filha, Isabella, de 1 ano.

 

Educação – Glória Carvalho

Diretora pedagógica, professora e formadora de novos professores, Glória foi intercambista do programa AFS para os Estados Unidos, nos anos de 1969 e 1970. Por mais de 30 anos foi voluntária deste programa de intercâmbio, atuando na seleção de estudantes, seleção de famílias hospedeiras, orientação de estudantes brasileiros e acompanhamento das experiências dos intercambistas estrangeiros, suas famílias e escolas hospedeiras. É formada em Letras e em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, com pós-graduação em Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. Trabalhou na Marcopolo de 1970 a 1976, na área de comércio exterior e como tradutora e intérprete. Em 1977, fundou o Instituto de Idiomas Topmaster, pioneiro no ensino de inglês para crianças em Caxias do Sul e também em aulas para alunos avançados.

 

Serviços – Sônia Hermoza

A chef Sônia Hermoza cresceu no interior de Maringá e ainda durante infância aprendeu a respeitar os ingredientes naturais e os aromas que circulavam pela cozinha de sua mãe, Maria Hermoza. Respeitando a herança gastronômica da culinária brasileira, em especial da Serra Gaúcha, aonde chegou em fevereiro de 1994, Sônia conseguiu inovar e introduzir elementos da culinária contemporânea internacional. Em 2006, dedicou-se por um ano aos estudos da cozinha francesa junto a um dos maiores centros especializados, comandado pela lenda viva da cozinha francesa Monsieur Paul Bocuse. Desde então, tem mantido seu dom de cozinhar, atualizado com viagens frequentes a Europa e Estado Unidos. Em 2012 e 2013 em Paris, especializou-se em boulangerie e pâtisserie no Instituto Pierre Hermes e Joel Robouchon. Em 2014, estagiou com renomados da boulangers irlandeses e ingleses. Hoje, coordenadora do curso de Culinária da Universidade de Caxias do Sul, Sônia tem a oportunidade de ensinar suas receitas e conhecimentos acumulado pelas viagens, experiências e vivências. Mais uma vez imprime sua distinta marca em gastronomia, desta vez com pães, bolos, massas, geleias e sobremesas artesanais, com a Sônia Hermoza Padaria Artesanal. Com um ar provençal, os produtos contam a historia da origem de suas receitas e as tradições de elaboração e preparo.

 

 

 

SERVIÇO

O quê: 13º Encontro da Mulher Empreendedora

Quando: 23 de março – quarta-feira

Horário: 19h

Local: auditório da CIC

Patrocínio: Differenza Espaço de Beleza, Gonzatto Imóveis, Super 8 e Monterey.

Apoio: Affitti, Drops de Menta, Panificadora Rio Branco, Pequeno Girassol Educação Infantil, Perfecta Saúde e Beleza e Oremus.

 

Encontro da Mulher Empreendedora é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições pelo site www.cic-caxias.com.br/eventosMais informações pelo telefone 3218.8041.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *