DIA MUNICIPAL DO CICLISTA: LANÇADA A SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA VIVA BIKE

FOTOÍCARO DE CAMPOS

FOTOÍCARO DE CAMPOS

Solenidade ocorreu no estande da Prefeitura na Festa da Uva, onde estão sendo passadas informações ao público sobre a segurança no trânsito, especialmente sobre o uso de bicicletas

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), promove atividades em alusão ao Dia Municipal do Ciclista nesta quinta-feira (25/02), data que foi instituído em Caxias do Sul, em 2014, o Dia Municipal de Incentivo ao Uso de Bicicletas como Meio de Transporte e o Dia Municipal do Ciclista. As atividades ocorrem no estande da Prefeitura no Centro de Eventos da Festa da Uva, com informações ao público sobre a segurança no trânsito, especialmente sobre o uso de bicicletas. No local, também ocorreu o lançamento da segunda etapa do programa Viva Bike.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho ressaltou que a Administração Municipal está trabalhando para implantar ciclovias em Caxias do Sul. “Queremos implementar as ciclovias em nossa cidade e estamos avançando neste assunto. Os ciclistas têm o nosso respeito e o nosso apoio. Com as ciclovias que serão implantadas em Forqueta e na rua Luiz Michielon, vamos ter uma experiência de como elas vão funcionar. Também já está em projeto a implantação de uma ciclovia no quadrilátero da área central da cidade. Mas ainda precisamos aprender a respeitar os ciclistas no trânsito, assim como temos que respeitar os pedestres. Por isso o Projeto Viva Bike é muito importante”.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, ressaltou o trabalho da Escola Pública de Trânsito e o esforço da Administração Municipal para implantar ciclovias em Caxias do Sul. “Esse ato mostra como a Administração Municipal se preocupa com os ciclistas e tem pensado em implantar ciclovias e ações voltadas aos ciclistas. Estamos trabalhando para implantar uma malha cicloviária na cidade, integrada com o SIM Caxias. Aos poucos, estamos avançando neste assunto”.
A ciclista e integrante da Escola Pública de Trânsito, Tatiane Frizzo, salientou a importância de respeitar as pessoas no trânsito para a segurança de todos. “Precisamos avançar no respeito ao próximo e na segurança das pessoas no trânsito. Por isso, o programa Viva Bike vem trazer capacitações para os ciclistas. Parabéns, Prefeito Alceu, pelo lançamento desse projeto. É um desafio pensarmos em ciclovias, mas é certo que elas virão, porque há sim público para isso”.
O projeto Viva Bike tem o objetivo de capacitar pessoas interessadas em utilizar a bicicleta nos seus mais variados segmentos: lazer, meio de transporte ou prática esportiva. A capacitação no Viva Bike é feita por ciclistas experientes que ministram aulas teóricas e práticas para que as pessoas possam se beneficiar da bicicleta com mais segurança, por meio da Escola Pública de Trânsito.
Entre os temas que serão trabalhados estão o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), manutenção básica de bicicleta, técnicas de pilotagem, suplementação e primeiros socorros. O público-alvo são as pessoas, preferencialmente acima dos 16 anos, que utilizam a bicicleta e que queiram ampliar seus conhecimentos.
A primeira capacitação do Viva Bike ocorreu em novembro do ano passado e beneficiou 30 pessoas.
DIA DO CICLISTA: A lei 7.913 de 16 de dezembro de 2014 institui, em Caxias do Sul, o Dia Municipal de Incentivo ao Uso de Bicicletas como Meio de Transporte e o Dia Municipal do Ciclista, sempre comemorado no dia 25 de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *