Tendência mundial, Focco adere ao home office

Ricardo Tullio no seu home office  arquivo pessoal

Ricardo Tullio no seu home office
arquivo pessoal

O consultor comercial da Focco Sistemas de Gestão, Ricardo Tullio, é um profissional disciplinado. Está a 600 km de distância de seus colegas de trabalho, em Curitiba (PR), onde mora a família. Em casa, ele se fecha numa sala e despacha pela internet, como se estivesse no escritório da empresa.

 

Sua rotina é a mesma como se estivesse na empresa. Passa seu tempo ao computador ou realizando visitas aos clientes, das 8 da manhã às 18 da noite, com um pequeno intervalo para almoço. Não admite interrupções e os dois filhos, de 8 e 12 anos, foram avisados disso quando ele adotou o sistema home office, há três meses. “Sinto falta do contato direto com os colegas, porque a interação é importante, mas recupero isso quando estou em Caxias do Sul”, diz Ricardo. Ele conversa pelo telefone, troca mensagens pela internet e participa de frequentes videoconferências pelo Skype, uma maneira de estar presente.

 

Disciplina, confiança e controle, como no caso de Ricardo, são condições fundamentais para o home office. A Focco aderiu neste ano ao sistema como forma de diminuir a distância entre os clientes e otimizar os custos logísticos. Segundo o gestor comercial Robson Rizzotto, este é um caminho sem volta. “Este ano abrimos três canais comerciais no modelo home office – Chapecó (SC), Curitiba (PR) e Santo André (SP) – e a nossa expectativa é abrir mais dois até dezembro. Este formato nos permite a proximidade, agilidade no atendimento, bem como redução de custos no caso de uma estrutura física”, explica ele.

 

As empresas que aderem ao sistema selecionam e monitoram com atenção os empregados que aceitam trabalhar em casa. “Quem trabalha home office não está sujeito a ponto. Na Focco fazemos um controle de horas executadas e trabalhamos por metas. Os funcionários contam com o mesmo pacote de benefícios que os demais, apenas a distância os diferencia”, explica a psicóloga organizacional da empresa, Patrícia Chiele Machado. “O home office é uma tendência mundial e envolve 32,5% da população economicamente ativa, com cerca de 1 bilhão de pessoas utilizando esse método”, afirma ela.

 

Ter uma rotina é importante

 

Leandro Costa, consultor comercial da Focco em São Paulo, atua há três anos no modelo home office. Ele acredita que ter uma rotina é primordial para a produtividade. “É importante organizar as tarefas diariamente e principalmente, ter um espaço reservado para o trabalho exclusivo em casa”, explica.

 

Ricardo Tullio compartilha da mesma opinião. “Para trabalhar neste formato foi necessário criar rotinas e hábitos que fazem eu ter disciplina para desenvolver o meu trabalho. Na minha opinião, a adaptação é bem tranquila desde que você tenha efetivamente um bom escritório em casa e não aquela mesa de trabalho no quarto. Isto já faz com que o nosso cérebro tenha a disciplina que está trabalhando e não está em casa”, acredita ele.

 

Fugir do trânsito é uma vantagem

 

Talvez a principal vantagem em se trabalhar home office seja o fato de não precisar enfrentar diariamente o trânsito das grandes cidades. “Atuo neste formato há uns nove anos, no início não é nada fácil, pois é necessário reeducação, foco e direcionamento. Moro em São Paulo e perdemos muito tempo no trânsito. Trabalhando home office tenho um ganho enorme, em que a maximização do tempo traz oportunidades extras”, conta Anderson Alcides de Moraes, consultor comercial de Santo André – SP.

 

Fabiano Carlos Walter de Vargas, consultor comercial de Chapecó – SC, também vê vantagem em evitar o trânsito. “Ganho mais tempo, principalmente no horário do meio-dia. Outro fator positivo é o silêncio. Como atuo com vendas, falar ao telefone fica mais fácil”, diz ele.

 

Sobre a empresa

A Focco é uma empresa especializada que há mais de 25 anos acumula experiência para oferecer ao mercado as melhores práticas de gestão. Além da matriz em Caxias do Sul (RS), possui filiais em São Leopoldo (RS), São José (SC), Arapongas (PR), Indaiatuba (SP), Ubá (MG) e, Fortaleza (CE).

Conta com mais de 1 mil clientes em todo o país, é referência nos mercados Metal Mecânico, Distribuidoras, Moinhos, Bebidas e Moveleiro. É líder no segmento e premiada como uma das marcas de ERP mais lembradas do setor, segundo o prêmio Top Móbile.

 

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