Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ARTIGO | Dia Nacional da Consciência Negra (20/11/25)

 

O mês de novembro é marcado pela Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro. A data foi instituída em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder de um dos maiores quilombos do Brasil, o Quilombo dos Palmares.
Zumbi dos Palmares (falecido em 20 de novembro de 1695) foi um dos maiores símbolos de resistência negra à escravidão e de luta pela liberdade dos negros escravizados. Atualmente, sua história inspira a comunidade negra a valorizar a cultura afro-brasileira e a lutar por uma sociedade igualitária, inclusiva e antirracista.

É importante salientar que, muito embora esta data seja de suma importância para a reflexão sobre a valorização da cultura negra, o enfrentamento do racismo, a igualdade social e a inclusão do negro na sociedade, entre outros temas, não devem ser objeto de reflexão somente nesta data; é preciso que, todos os dias, tenhamos atitudes e ações que nos conduzam, um dia, a uma sociedade verdadeiramente antirracista.
Em Caxias do Sul, já existem ações conjuntas, entidades e instituições que buscampromover o letramento racial, que é de suma importância, uma vez que é por meio dela que a nossa sociedade aprende a enxergar, interpretar e questionar as estruturas raciais que moldam os comportamentos e as relações sociais.

Outra ação importante recente, foi a aprovação do “Protocolo de Abordagem e Resposta para Situações de Racismo em Ambiente Escolar” – que constitui medidas que visam instruir toda comunidade escolar, acerca dos procedimentos e encaminhamentos necessários quando identificados casos de racismo em contextos escolares. Este protocolo é válido tanto para rede educação pública quanto privada.
O protocolo foi instituído por meio do RAE CAXIAS DO SUL (Rede de Apoio à Escola do município) em conjunto com o Ministério Público, entidades e instituições, incluindo a OAB Caxias do Sul, por meio do CIR – Comissão de Igualdade Racial.
Por fim, ações como as citadas, colaboram para a construção de uma sociedade antirracista, porém, sabemos que são medidas iniciais, ainda há muito que evoluirmos, e esta evolução vem por meio do ensino, conscientização e ações envolvendo toda a sociedade civil.
Valesca Valente Pires
Membra da CIR/OAB Subseção Caxias do Sul

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO