
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Em meio a reajustes que impactaram negativamente o mercado de vidros, a empresa caxiense deu a volta por cima e garantiu expressivos números de crescimento
Entre janeiro de 2024 e outubro de 2025, os fabricantes brasileiros de vidros aplicaram reajustes significativos que, se somados, implicaram em 61% na matéria-prima e afetaram diretamente o mercado automotivo pesado e o consumo geral do produto. Diante desse cenário desafiador, a Vidroforte, fabricante de vidros especiais, respondeu com agilidade e visão estratégica.
Com o objetivo de mitigar os efeitos dos aumentos de custos, a empresa intensificou seus investimentos em tecnologia de processamento industrial, que totalizaram R$9 milhões na adquirição de máquinas de última geração e incorporação de novas soluções. Entre as principais melhorias, está a aquisição de um sistema automático de pintura em linha, projetado para atender às exigências específicas do mercado de veículos pesados, que inclui ônibus, caminhões e vans.
A nova linha trouxe ganhos em produtividade e eficiência. Em comparação com os processos convencionais de serigrafia, que exigiam um tempo médio de preparação (set-up) entre 15 e 20 minutos, o novo sistema diminui esse intervalo para apenas 50 segundos. Considerando que a Vidroforte realiza mais de 900 set-ups por mês, o impacto é significativo. Um dos ganhos se dá na queda do tempo médio de aplicação da tinta por peça, que saiu de 120 segundos para menos de 20 segundos.
Além disso, houve uma economia substancial na produção de telas de serigrafia. Antes, cada modelo de vidro exigia uma tela específica e, com um portfólio superior a 12 mil modelos, os custos eram elevados. Com a nova tecnologia, essa necessidade foi eliminada, resultando em uma redução de custos superior a R$ 600 mil anualmente. O corte de gastos foi refletido também nas tintas e na energia elétrica, cujo consumo de ambas foi minimizado em até 70%.
Outra tática foi o estabelecimento de parcerias estratégicas com fornecedores de vidro nacionais e internacionais (como fabricantes asiáticos e do Oriente Médio, por exemplo), que permitiu um aprimoramento da cadeia de suprimentos e das compras inteligentes de matéria-prima, tanto brasileira, quanto importada.
Essas ações não apenas auxiliaram o estabelecimento como favoreceram também os clientes, que reconheceram com uma resposta positiva imediata. Como consequência, a organização ampliou sua participação em segmentos autênticos do mercado, como o de veículos utilitários (UTVs), e alcançou um crescimento de 42% em faturamento no setor de fornecimento para a indústria no primeiro semestre de 2025.
Enquanto o mercado permanece estagnado há dois anos, a estratégia da Vidroforte é seguir na via oposta. Esse avanço é sustentado também por um time de gestão e corpo ténico altamente capacitados, cuja visão de futuro e capacidade de reinvenção proporcionaram desdobramentos lucrativos e diferenciais.
Ainda em 2025, a companhia receberá novos equipamentos que completam o ciclo de investimentos estratégicos em seu parque fabril, como linhas automáticas de centros de furação e usinagem e um sistema automatizado de transporte de vidro. Paralelamente, a Vidroforte iniciou a revisão do planejamento de rota para os próximos três anos, com o objetivo de alcançar um novo patamar de resultados, somados à consolidação da trajetória da empresa em crescimento sustentável e inovação contínua.
Divulgação Sabe Caxias: