Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

APEG realiza masterclass em hotéis de Garibaldi durante a Fenachamp

Degustações guiadas apresentarão 10 rótulos locais em quatro finais de semana, em hotéis parceiros da Capital Brasileira do Espumante

A Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi (APEG) promoverá, durante a Fenachamp 2025 — que acontece de 2 a 26 de outubro, em Garibaldi (RS) —, uma série de quatro masterclasses de espumantes, sempre aos sábados, em hotéis parceiros da cidade. O objetivo é valorizar a produção local por meio de experiências guiadas de degustação, reforçando a identidade de Garibaldi como a Capital Brasileira do Espumante, título conquistado em 1913, quando ali foi elaborado o primeiro espumante do país.

As sessões terão início às 16h, com grupos limitados de 15 a 30 participantes. Serão apresentados 10 espumantes, um de cada vinícola associada à APEG, sob condução dos enólogos responsáveis pela elaboração de cada rótulo. Dessa forma, o público terá a oportunidade de conhecer diretamente dos profissionais que assinam os vinhos espumantes os detalhes de cada estilo, castas, métodos de elaboração, harmonizações e singularidades do terroir.

Cada hotel parceiro será responsável pela gestão das inscrições, que terão prioridade para seus hóspedes. Em alguns casos, conforme disponibilidade, também haverá abertura ao público externo interessado em participar. A iniciativa busca aproximar apreciadores dos produtores, fortalecendo o vínculo com a cultura local e promovendo a diversidade dos espumantes da cidade.

“Mais do que uma degustação, será um momento de troca, de aprendizado e de celebração da bebida que nos representa. Mais do que uma bebida, o espumante é parte da identidade de Garibaldi. Ele não apenas impulsionou a economia local — ele moldou paisagens, tradições e saberes”, destaca o presidente da APEG, enólogo Ricardo Morari.

A Fenachamp é um dos principais eventos do setor vitivinícola brasileiro, reunindo milhares de visitantes ao longo de quatro semanas para celebrar a tradição, a inovação e o potencial dos espumantes nacionais. Com esta ação, a APEG dá início a um calendário de atividades voltadas à valorização da bebida que simboliza Garibaldi e impulsiona sua economia e história, colocando na taça aromas e sabores de um saber fazer que faz parte da identidade da cidade.

 

Programação

  • 04 de outubro – Hotel Casacurta
  • 11 de outubro – Plaza Boulevard Convention Vale dos Vinhedos
  • 18 de outubro – Dall’Onder SKI Hotel
  • 25 de outubro – Mosteiro Hotel de Charme

 

Um pouco de história

A indústria de espumantes em Garibaldi, conhecida como a ‘Capital Brasileira do Espumante’, tem suas raízes na chegada dos imigrantes italianos no início do século XX, que trouxeram consigo a tradição vitivinícola. O primeiro espumante brasileiro – método tradicional – foi elaborado em Garibaldi em 1913, pela Vinícola Peterlongo, estabelecendo um marco na história da bebida no país.

No final da década de 1940, chega a francesa Georges Aubert, a primeira a elaborar espumantes pelo método Charmat, trazendo na bagagem também os equipamentos que aqui não existiam. Já nas décadas de 1960 e 1970, a cidade recebeu expressivos investimentos de multinacionais do setor. A italiana Martini & Rossi (posteriormente Bacardi‑Martini) foi uma delas. Logo depois, em 1973, chegou a francesa Maison Chandon (Moët & Chandon), ampliando a expertise internacional na cidade. A Maison Forestier, também da França, instalou-se oficialmente em 1977, combinando tradição europeia com inovação local. Além delas, marcas como Cinzano, Heublein e Almadén estiveram envolvidas, trazendo recursos, tecnologia e reconhecimento à produção de espumantes. Hoje, essa herança ecoa na criação da APEG, que assume esse legado para fortalecer a vocação de Garibaldi que conta com mais de 40 vinícolas, a maioria pequenas e familiares, responsáveis por uma produção anual de 12 milhões de garrafas de espumantes.

Como forma de celebrar a qualidade e a tradição dos espumantes de Garibaldi, foi realizado em 1979, o 1º Festival Colonial Italiano, o que, em 1981, se transformou na Fenachamp, hoje conhecida como Festa Nacional do Espumante Brasileiro.

A cidade

Fundada em 1870 com o nome de “Colônia Conde D’Eu”, em homenagem ao marido da Princesa Isabel, Garibaldi foi a primeira colônia oficialmente constituída de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. A colônia, que começou a receber imigrantes italianos em 1874, a maioria do Norte da Itália, emancipou-se em 1900, sendo nomeada como Garibaldi.

publicidade:

Deixe seu comentário:

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO