Reconhecimento foi entregue em evento realizado em Gravataí
O Prefeito Adiló Didomenico recebeu o prêmio “Prefeito Inovador 2025”, concedido pela Rede Cidade Digital. A distinção reconhece a iniciativa de gestores públicos por utilizar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos, destacando-se no cenário regional.
A secretária de Administração, Tecnologia e Inovação (Smati), Grégora Fortuna dos Passos, representou o Prefeito Adiló durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre . Ao retornar, realizou a entrega do troféu ao chefe do Executivo.
O evento contou com um painel no qual a titular da Smati apresentou as principais realizações e iniciativas em andamento. Uma das ações em destaque é o programa Caxias Digital, que viabilizará a tramitação 100% eletrônica dos processos municipais, inicialmente nas áreas de Meio Ambiente, Urbanismo, Procon e Alô Caxias.
No setor de inovação e empreendedorismo, a cidade avança com programas como o Sandbox Caxias, que permite testes regulatórios de soluções inovadoras; o Startup Caxias, voltado à aceleração de startups; o Gov.Lab, que moderniza serviços públicos; e o Inova Caxias, que concede incentivos fiscais à inovação. Esses projetos integram a estratégia de transformação digital e de cidade inteligente, que inclui monitoramento de áreas públicas, conectividade nas escolas, digitalização de serviços, plano de gestão inteligente de resíduos e implantação do Centro de Inovação, a ser sediado no Bloco 8 do Complexo Maesa.
Na área da saúde, o Município iniciou a implantação de cabines de telemedicina, que já realizaram centenas de consultas e devem expandir para diferentes especialidades médicas, além da conquista de uma policlínica na Zona Sul, prevista para iniciar atividades em 2026. Em relação à mobilidade e infraestrutura viária, há um investimento de R$ 100 milhões voltado para obras em 35 bairros, abrangendo 83 ruas e avenidas.
No campo da infraestrutura urbana, destaca-se a modernização da iluminação pública, que já alcançou 78% da cidade e tem como meta chegar a 100% até outubro de 2025, incluindo pontos turísticos e prédios públicos. Na educação infantil, está prevista a construção de 31 novas escolas por meio de parceria público-privada, com investimento de R$ 6,6 milhões, o que deverá gerar 7 mil vagas e encerrar a fila histórica por vagas na rede municipal.
Para assegurar eficiência e transparência administrativa, foi instituída a Política Municipal de Gestão pela Lei nº 9.006/2023, que criou escritórios especializados em dados, processos, projetos e transparência. Complementar a esse movimento, a Escola de Gestão Pública foi lançada para capacitar continuamente os servidores em competências gerenciais e técnicas.
Em síntese, as iniciativas concentram-se em modernizar a cidade, ampliar a rede de educação e saúde, investir em infraestrutura, fomentar inovação e garantir uma gestão pública mais eficiente, transparente e voltada a resultados.
Foto Ricardo Rech