Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A partir da tribuna, a vereadora citou a relevância de reconhecer a data
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (10/09), a vereadora Estela Balardin/PT usou o espaço do grande expediente para tratar do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Ela discorreu a respeito da necessidade de ampliar o sistema de apoio à saúde.
Ela pontuou que é preciso um melhor desenvolvimento na questão de apoio na área da saúde, pois grande parte da população não possui os recursos necessários para tratar do bem-estar. “Em uma sociedade tão adoecida, precisamos falar sobre o fortalecimento das instituições de saúde”, destacou, explicando que a demanda, nesse contexto, vem de variados grupos.
Citou o projeto de lei 14.819/2024, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, e a lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Comunicou que ambas são muito importantes para a preservação da saúde e pediu mais atenção ao tema durante todo o ano, além da campanha de Setembro Amarelo e de Janeiro Branco, conhecidas por focar na luta pela saúde mental.
Segundo a petista, em 2018, menos de 20% da população reconhecia a saúde mental como um assunto que merecesse a devida atenção. Atualmente, mais de 50% relacionam problemas de saúde mental com diversos desafios nas questões cotidianas. Ainda que o tema seja considerado sensível e repleto de tabu, de acordo com Estela, é preciso entender que o bem-estar mental deve ser tratado como um problema real, assim como outras questões de saúde.
Divulgação Sabe Caxias: