Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Saiba como prevenir o problema e o que fazer se isto acontecer
O frio intenso exige cuidado também com o abastecimento de água. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) alerta que as baixas temperaturas podem provocar o congelamento dentro dos canos. Além da interrupção do fornecimento, há risco de rompimento das tubulações e dos hidrômetros. Ou seja: prejuízo para o banho e para o bolso.
“A principal medida é estar alerta a qualquer acontecimento de rompimento das tubulações internas, para evitar o desperdício de água e o consequente aumento da conta. Caso o problema ocorra no cavalete do Samae, feche o registro imediatamente e entre em contato com o serviço de atendimento (telefone 115)”, explica o chefe da Sessão de Novos Negócios e Grandes Consumidores do Samae, Bruno Cardoso Cavanholi.
Se o congelamento acontecer, é preciso aquecer o cano, o que pode ser feito com o uso de toalhas quentes ou de um secador de cabelo. Em caso de rompimento ou vazamento no cavalete do Samae, o usuário deve fechar o registro imediatamente e entrar em contato com o atendimento pelo número 115, plantão 24h.
COMO PREVENIR
Confira alguns cuidados recomendados pelo Samae:
– Proteja as tubulações, especialmente se estiverem em áreas externas. Use materiais isolantes, como espuma, panos grossos ou caixas térmicas apropriadas.
– Se proteger o hidrômetro, cuide para não impossibilitar a leitura.
– Proteja também torneiras externas.
– Mantenha a casa aquecida e abra as portas dos armários da pia para permitir que o ar quente de dentro da casa chegue aos canos.
– Acompanhe o hidrômetro com frequência. Se o ponteiro estiver girando mesmo sem uso de água, pode haver vazamento.
– Observe sinais de um possível vazamento, como umidade no solo, em paredes ou em calçadas.
O QUE FAZER SE A ÁGUA CONGELAR
– Em caso de rompimento ou vazamento no cavalete do Samae, feche o registro imediatamente e entre em contato com o serviço de atendimento (telefone 115).
– Abra as torneiras dentro de casa para permitir que a água restante escorra e não congele.
– Aplique calor no cano congelado, com toalhas quentes ou secador de cabelo, por exemplo.
Foto: Andreia Copini, Divulgação/Samae
Divulgação Sabe Caxias: