Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Academia Caxiense de Letras-RS lança Concurso Livro do Biênio – Edição 2025

Com obras em prosa ou poesia, podem participar, fazendo inscrição até 20 de agosto de 2025, escritores nascidos ou residentes nos 14 municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha

A Academia Caxiense de Letras-RS (ACL-RS) lançou, neste mês de junho, o Concurso Livro do Biênio – Edição 2025. De caráter cultural, a iniciativa busca valorizar e estimular a produção literária no município de Caxias do Sul e na região, e reconhecer autores e obras de destaque. Podem participar do concurso, com livros publicados e impressos nos anos de 2023 e 2024, em prosa ou poesia, escritores brasileiros maiores de 18 anos, nascidos ou residentes na Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Conforme a lei complementar estadual 14.293/2013, essa abrangência envolve 14 municípios. São eles: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.

O presidente da Academia Caxiense de Letras/RS (ACL-RS), Juliano De Ros, explica que essa ação inédita da entidade fortalece o trabalho de quem se dedica à arte literária, incentivando escritores a seguirem com novas publicações e no propósito de ajudar a tornar a região ainda mais leitora. 

“É um concurso que realça o significado da literatura na vida das pessoas e, principalmente, engrandece autores caxienses e da região que se empenham em propagar narrativas e poéticas capazes de contagiar mais e mais leitores. Por isso, convidamos os escritores a participarem dessa iniciativa que a Academia Caxiense de Letras-RS construiu com todo cuidado, carinho e profissionalismo”, instiga De Ros.

O presidente informa que as inscrições são gratuitas. A etapa de inscrição vai até 20 de agosto de 2025, quando encerra o prazo para os autores fazerem a entrega de quatro exemplares da obra inscrita acompanhados de ficha de identificação da autoria, conforme estabelecida no edital. Essa entrega deve ser feita em envelope fechado, até a referida data, para o seguinte destinatário e endereço: CONCURSO ACADEMIA CAXIENSE DE LETRAS RS – LIVRO DO BIÊNIO – EDIÇÃO 2025 – Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul – UCS, Bairro Petrópolis, Caxias do Sul/RS – Cep 95070-560. 

Na frente do envelope, além dos dados de destino, deve constar a categoria na qual o livro será inscrito. No verso, precisam estar descritos o nome e o endereço completo do remetente. Serão consideradas para avaliação somente obras impressas, com ISBN e ficha catalográfica produzida por bibliotecário.

Haverá premiação aos autores dos   livros   selecionados   pela   Comissão Julgadora nas seguintes categorias: narrativa longa (novela/romance); narrativa curta (conto/crônica); e poesia. O primeiro lugar de cada categoria receberá o “Troféu Academia Caxiense de Letras/RS – Livro do Biênio – Edição 2025” e certificado. Aos demais participantes, poderá ser concedida Menção Honrosa para o autor(a) de obra de relevante qualidade, merecedor(a) de destaque, em cada categoria, a critério da Comissão Julgadora.

A cerimônia de premiação acontece em data e local a serem definidos pela ACL – RS, conjuntamente com o jantar de confraternização de final de ano.

Em anexo, segue o edital do concurso. Para mais informações ou esclarecimentos, a ACL-RS pode ser contatada pelo e-mail aclrs.cxs@gmail.com ou pelo Instagram, na página @acl.rs_oficial

 

Breve histórico da ACL-RS
– A Academia Caxiense de Letras-RS começou com um grupo de amigos apreciadores da literatura. Costumavam se reunir, frequentemente, na sala dos fundos da barbearia de João Spadari Adami (nome do atual arquivo municipal de Caxias do Sul), para ler e comentar as poesias e as crônicas que produziam.

– Com a sucessão de encontros, houve a ideia de fundar a Academia Caxiense de Letras, sob o lema “Cultura, Facho Inextinguível”, em 1º de junho de 1962. O período marcava um tempo de efervescência artística e, desde então, a entidade prosseguiu atuando em prol da produção literária. Tem participado ativamente de antologias, de concursos, de certames literários promovidos por colégios, e da Feira do Livro local.

– Atualmente com 63 anos de fundação, a ACL-RS é considerada a entidade literária e cultural mais longeva de Caxias do Sul em atividade.

 

Deixe seu comentário:

Segue lá

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO