Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

XV Seminário de Saúde do Trabalhador ocorre em Caxias do Sul no dia 28/04

Começa em: 28/04/2025 Termina em:

Evento promovido pelo Cerest/Serra tem como tema os riscos psicossociais no trabalho

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador da Serra (Cerest/Serra), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, promove, no dia 28/04, o XV Seminário de Saúde do Trabalhador. A data é alusiva ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esta edição tem como tema os riscos psicossociais no ambiente de trabalho e ocorre no plenário da Câmara Municipal.

O evento tem como público-alvo trabalhadores em geral, integrantes de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Vigilâncias em Saúde do Trabalhador no SUS, estudantes e profissionais das áreas de saúde e segurança ocupacional e do direito do trabalho, sindicatos e demais interessados na temática Saúde do Trabalhador. As inscrições podem ser feitas online pelo link tinyurl.com/15seminario ou presencialmente no local, no dia. O seminário discutirá as atualizações da Norma Regulamentadora nº 1, que inclui a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) a ser realizada pelas empresas e de que forma os fatores psicológicos e sociais no ambiente profissional podem desencadear problemas de saúde.

Sediado em Caxias do Sul, o Cerest/Serra é referência técnica para os 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), incluindo CaxiasO objetivo do serviço é desenvolver ações voltadas à vigilância, pesquisa, promoção e prevenção em saúde do trabalhador, tanto do meio urbano quanto rural, abrangendo todos os trabalhadores, independentemente do vínculo empregatício ou da forma de inserção no mercado de trabalho. O Cerest também faz o monitoramento de agravos relacionados ao trabalho, com o objetivo de elaborar estratégias eficazes para reduzir acidentes e doenças ocupacionais.

Em 2024 foram registrados aproximadamente 20,4 mil casos de agravos relacionados ao trabalho na região da Serra, incluindo acidentes e doenças, tanto em atividades formais quanto informais. Nesse período, a taxa de incidência de acidentes de trabalho em toda a região de atuação do Cerest/ Serra foi de 189,9 casos para cada 10 mil pessoas em idade ativa.

Somente em Caxias do Sul, no mesmo ano, foram notificados cerca de 7,6 mil agravos relacionados ao trabalho, o que resultou em uma taxa de incidência de 164 acidentes para cada 10 mil habitantes em idade ativa.

Serviço:

XV Seminário de Saúde do Trabalhador

Data: 28/04 (segunda-feira)
Local: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul – plenário

Inscrições: tinyurl.com/15seminario ou presencialmente no local, no dia do evento

Programação:

13h – Credenciamento

13h30 – Mesa de abertura

14h – Palestra com Vanius João Corte, gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego

15h – Palestra com Débora Brandalise Bueno, mestra em Psicologia pela UCS

16h – Apresentação do “Perfil de Morbimortalidade das Notificações de Acidente de Trabalho na Região da Serra Gaúcha”, com Danusa Santos Brandão, enfermeira do Cerest/Serra

16h30 – Perguntas e encerramento

Foto: Cristiane Barcelos, Banco de Dados

Hora que começa: 13:00 Hora que termina:

Localização: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Deixe seu comentário:

Segue lá

Publicidade

Menu

Curta no social

Mensagem do Editor:

Queridos seguidores. Nossa profunda e sincera gratidão pelo prestígio que vocês nos oferecem ao acessar nosso Portal e ouvirem a Rádio Sabe. Este é um espaço de relações públicas que não existiria sem o carinho e atenção de vocês. Sigam conosco. Trabalhamos sempre para o melhor da sociedade. Pensando bem, dá para ser feliz. Grande abraço. Att. Miguel Brambilla – Editor: MTB: 10.712

Podcast TEORIA DE TUDO