Aeroporto Hugo Cantergiani sedia curso de manutenção e segurança aeroportuária

Capacitação é oferecida pela Infraero e busca qualificar prestação de serviço aos passageiros

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani sediou nesta semana o curso básico de Manutenção Aeroportuária. Ministrada pela Infraero, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, a capacitação reúne 11 profissionais, sendo sete servidores do terminal caxiense e outros gestores e funcionários de aeroportos regionais do Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia e do Departamento Aeroportuário (DAP), do governo estadual. O treinamento soma 40h/a e se encerra nesta sexta-feira (04/10).

O objetivo do curso, segundo o instrutor Anderson Goddard, com mais de 30 anos de experiência na aviação civil, é capacitar profissionais de aeroportos regionais brasileiros para atuarem como encarregados pela manutenção do terminal. Estão sob a sua responsabilidade a execução de atividades em conformidade com os requisitos estabelecidos em protocolos da aviação, além de assessorar o responsável pela gestão do terminal no processo de identificação de perigos, análise e gerenciamento de risco e propor e executar ações que garantam a segurança das operações aéreas e aeroportuária.

“Esse profissional trabalha para que todos os equipamentos para operação de um aeroporto, seja de voo, recepção, conforto ao passageiro, estejam em pleno funcionamento. Um terminal não pode receber seus passageiros com uma luminária com defeito, por exemplo, e esse profissional deverá articular para que esse equipamento esteja operando o mais rápido possível afim de atender a demanda dos usuários. Ou seja, a excelência na prestação do serviço passa por essa função”, explicou.

Um dos participantes do curso é o superintendente do Aeroporto Regional de Ji-Paraná, em Rondônia, Paulo Gomes. “Participo de vários cursos oferecidos pela SAC, mas é a primeira vez que tenho a oportunidade de visitar o Rio Grande do Sul. O Hugo Cantergiani é referência entre os aeroportos regionais no país, possui uma estrutura que poucos têm, e a troca de experiências com os demais colegas é bastante válida. E o curso, sem dúvida, é um importante treinamento e que possibilitará em avanços no nosso trabalho”, contou.

A realização da capacitação em Caxias do Sul foi pleiteada pelo diretor do aeroporto Hugo Cantergiani, servidor municipal Maurício Loreto D’Avila. Em dezembro do ano passado, outro treinamento da Infraero foi realizado no terminal, desta vez voltada à formação de fiscais de pátio e pistas. “Com o incentivo da SAC, por meio de profissionais da Infraero que estão ministrando o curso, procuramos investir em mais um treinamento para capacitar ainda mais os profissionais que trabalham no nosso aeroporto”, afirmou D’Avila.

A capacitação faz parte do Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (Treinar).

Foto: Leonardo Portella

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *