IDEF lança publicação direcionada à governança e gestão empresarial

Primeira edição da Revista VOA será apresentada no dia 09/09

durante reunião-almoço da CIC de Caxias do Sul

 

Ter acesso à informação é imprescindível para uma boa tomada de decisões, especialmente no contexto dos negócios que envolvem família, legado e sucessão. Desde 2016, quando foi fundado em Caxias do Sul, o Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF) vem orientando e capacitando famílias empresárias sobre os temas de governança e sucessão, proporcionando maior autonomia e reduzindo a vulnerabilidade nos momentos de transição geracional.

Com a missão de reunir conhecimento e dar visibilidade a um tema bastante sensível à Serra Gaúcha – a governança e gestão das empresas familiares, a fundadora do IDEF e especialista em Governança Familiar, Hana Witt, lança no dia 09 de setembro a Revista VOA. A publicação se propõe a selecionar, organizar, contextualizar e partilhar o conhecimento essencial sobre governança e gestão. “Ela foi elaborada com o propósito de partilhar saberes e de propiciar o empoderamento das famílias empresárias de modo a contribuir na perpetuação de seus negócios”, afirma.

Com tiragem de 1.500 exemplares e distribuição focada nas empresas e entidades de classe, o lançamento da revista será durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), que terá como palestrante a economista-chefe da Azimut Brasil Wealth Management – unidade de negócios do Grupo Azimut, voltada à gestão de patrimônio de pessoas físicas. Helena Veronese irá abordar o tema Conjuntura macroeconômica brasileira e perspectivas de recuperação.

 

SOBRE O CONTEÚDO – Especialistas em gestão de patrimônio, fundadores e sucessores de empresas familiares, profissionais e especialistas de diversas áreas compartilham conhecimento na Revista VOA. Conforme Hana, eles trazem conteúdo e análise crítica sobre as perspectivas de crescimento dos negócios.

Na estreia da publicação, o empresário Rogério Tondo é destaque da reportagem da seção Memórias & Aprendizados. O diretor-superintendente da Tondo S/A – detentora da marca de alimentos Orquídea – fala sobre a trajetória empreendedora do pai, Dalvino Aldo Tondo (in memoriam) e da mãe, Thereza Verona Tondo, que também ilustra as páginas com seus ensinamentos acerca de uma empresa familiar.

Em outra matéria, o fundador da Casa Perini, Benildo Perini e seus filhos, os diretores comercial e de marketing, Franco e Pablo, conversaram sobre gestão familiar e como o planejamento sucessório fomenta a competitividade da vinícola. Na seção Finanças, a VOA entrevistou o CEO da Azimut Brasil Wealth Management, Antonio Costa, que contribuiu com sua expersite em gestão de patrimônio. A revista também traz dados de pesquisas de empresas familiares brasileiras feitas pela KPMG e pelo IDEF. Outro tema em destaque são os impactos nas empresas da Lei Anticorrupção, em vigor desde 2014.

Considerando o cenário desafiador e em constante mudança, o conteúdo disponibilizado pela Revista VOA se propõe a trazer informações relevantes, antecipar tendências e proporcionar reflexões necessárias para o enfrentamento dos dilemas das famílias empresárias, dando atenção especial às necessidades das empresas da Serra Gaúcha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *