7ª Mostra Tum Tum Instrumental segue em setembro

Duo Quintal Foto: Mari Dussarrat

Os músicos do Duo Quintal e Kastrup & Grassmass se apresentam
no dia 8 de setembro, em Caxias do Sul
Na 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental, espetáculos de música contemporânea trazem a representatividade e a diversidade artística e cultural em apresentações instrumentais. Com 13 atrações de diferentes regiões do Brasil e da América Latina, a mostra reúne artistas para 8 shows em Caxias do Sul.

A 7ª temporada deu início em julho, e segue até novembro no Teatro Pedro Parenti. Em agosto, a bigband paulista Bixiga 70 foi a atração, e em setembro a mostra traz para o palco as duplas Duo Quintal (RS) e Kastrup & Grassmass (SP). O espetáculo será no dia 8 de setembro, às 19h. A entrada para todas as apresentações é por meio da doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.

 

Sobre as atrações de setembro

O Duo Quintal é formado pelos gaúchos Beto Chedid e Diego Costa. Com poderosos instrumentos em mãos – violões com cordas de aço e nylon, resonator e guitarra portuguesa – a dupla instrumental se une para fazer som autoral, composto e arranjado para dois violões. Tendo em sua música influências que passeiam pelo choro, valsa, ritmos estrangeiros e regionais, o Duo Quintal dedilha em sua obra o universal e o brasileiro em delicados e ricos arranjos.

Guilherme Kastrup e Rodrigo Coelho formam a dupla Kastrup & Grassmass. Os dois se conheceram em São Paulo, em 2016, e desde então desenvolvem obras conjuntas. Rodrigo, que adota o nome artístico de Grassmass em seus trabalhos autorais, é baixista, guitarrista e especialista em sintetizadores modulares. Guilherme é baterista, percussionista e especializado em MPC. Coelho é o produtor à frente do selo UIVO Records, já Kastrup produziu os dois últimos discos de Elza Soares (A Mulher do Fim do Mundo e Deus é Mulher), além de ter trabalhado com grandes nomes da música brasileira, como Chico César, Zeca Baleiro e Adriana Calcanhotto. Kastrup esteve em Caxias do Sul no ano de 2016 na Tum Tum Oficinas, ministrando a oficina de Produção Musical para 20 musicistas e músicos caxienses promovida pela Tum Tum Produções através do financiamento do Financiarte.

 

Sobre a Sétima Temporada

Para esta 7ª edição, serão oito dias de espetáculos com 13 atrações, que unem no line-up a música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa. Mantendo o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, traz duas atrações numa mesma noite, dialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria.

A programação da Tum Tum Instrumental ainda se divide em dois momentos: de julho a novembro, com apresentações em teatro na Casa da Cultura; e janeiro e março, com a Tum Tum de Verão, que levará além de música, a Feira de Economia Criativa e DJ para o Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul. Confira logo abaixo a programação.

A 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental tem apresentação do Ministério da Cidadania, patrocínio da Sulgás, apoio cultural das empresas Metadados e Randon e financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Tum Tum Produções e Sesc Caxias do Sul, com parceria da Empório Nova Aliança, Unimed Nordeste RS, Kidelizz, Copihel, Zanuzi, Zarabatana e Turisreal. Hotel oficial: Dall’Onder Axten.

 

Sobre a Mostra

A Tum Tum Instrumental é uma mostra de música realizada desde 2013 na cidade de Caxias do Sul. Na sua história, foram realizados mais de 50 espetáculos, atingindo 20 mil pessoas. Já possibilitou à população da Serra Gaúcha o acesso à música de grandes nomes como Jacques Morelenbaum, Azymuth, Badi Assad, Alegre Corrêa, Hamilton de Holanda e André Mehmari. Também já trouxe atrações internacionais, entre elas o Ernesto Holman Trio (Chile), Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi e Klezmeron Orquestra Finoli (Uruguai), Cuarteto Sur, Tamboorbeat e Nacion Ekeko (Argentina).

A Tum Tum Instrumental foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018 e esteve presente nas feiras de negócios criativos Womex 2014, na Espanha, MICSUR edições 2014 e 2016, na Argentina e na Colômbia, e MICBR 2018, em São Paulo.

 

Programação Tum Tum Instrumental – 7ª  Temporada

 

3º espetáculo Tum Tum Instrumental 7ª Temporada

Data: 08 de setembro de 2019 – Domingo

Atrações: Duo Quintal RS + Kastrup & Grassmass SP

Horário: 19h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

4º espetáculo Tum Tum Instrumental 7ª Temporada

Data: 20 de outubro de 2019 – Domingo

Atrações: Rodrigo Nassif Trio RS + As Tubas RS

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

5º e 6º espetáculo Tum Tum Instrumental 7ª Temporada

Datas: 02 e 03 de novembro de 2019 – Sábado e Domingo

Atrações: Spok PE e Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul RS

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

7º espetáculo Tum Tum de Verão 7ª Temporada

Data: 26 de janeiro de 2020 – Domingo

Atrações: Sovaco de Cobra RS + 2Real MG, + DJ + Feira de Economia Criativa

Horário: a partir das 16h

Local: Parque Getúlio Vargas Caxias do Sul RS

Ingresso: Entrada Franca

 

8º espetáculo Tum Tum de Verão 7ª Temporada

Data: 01 de março de 2020 – Domingo

Atrações: Choro das Gurias RS + Tatango Uruguai + DJ + Feira de Economia Criativa

Horário: a partir das 16h

Local: Parque Getúlio Vargas Caxias do Sul RS

Ingresso: Entrada Franca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *