Livro de estudante do CETEC propõe continuidade à história de Anne Frank

Aos 15 anos, Manuela Teles da Roza lança sua primeira produção literária nesta sexta-feira, 2 de agosto, durante a programação de abertura da UCS Livraria

Já imaginou o que teria acontecido se Anne Frank, menina símbolo do holocausto, tivesse sobrevivido? Teria ela superado os traumas do passado e, finalmente, se tornado escritora, como quisera? Essas e outras respostas são propostas pelo livro E se Anne Tivesse Sobrevivido?, escrito pela estudante do CETEC – Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul – Manuela Teles da Roza, aos 15 anos. O lançamento da obra está marcado para esta sexta-feira, 2 de agosto, às 19h, integrando a programação de abertura da UCS Livraria.

Publicada pela Editora Drago, a primeira experiência literária da estudante retrata o cotidiano pensado para uma Annelies Frank doze anos após liberta do campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, “com a protagonista relembrando momentos de sua vida por anos ignorados e apresentando uma linda, dramática e romântica história que tanto gostaríamos que ela, de fato, tivesse vivido”.

Manuela foi estimulada pelos pais no universo da leitura desde cedo e rabiscava, com frases, seus livros de escola, além de escrever textos nos momentos de lazer. “O gosto pela leitura sempre esteve presente em mim, podendo eu encontrar um mundo sem limites, repleto de aventuras e possibilidades”, conta. Aos nove anos, desenvolveu interesse por temas relacionados à Segunda Guerra Mundial, no que se seguiu o incentivo, por familiares e amigos, a essa disposição.

Também conectado ao estímulo esteve o impulso para o início da produção. Ao ler o Diário de Anne Frank, durante um período na praia, atentou para o “horrível destino da protagonista”. Em conversa com seu cunhado, recebeu a sugestão de escrever uma espécie de continuação à história, uma outra vida para ela. “Ao retornar da viagem, decidi o fazer”, afirma. A produção ocorreu no início do ano passado, e o processo de lançamento teve o apoio do CETEC, além do carinho e incentivo de colegas e professores.

Crédito da foto: Lucas DallAgnol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *