Tum Tum Instrumental apresenta atrações da 7ª Temporada

Artistas do Brasil e América Latina desembarcam
em Caxias do Sul para a Mostra
A Mostra Musical Tum Tum Instrumental retorna aos palcos em sua 7ª Temporada, de julho de 2019 à março de 2020, em Caxias do Sul, RS. Por meio da diversidade e da valorização cultural, a mostra reúne artistas de diversas regiões do Brasil e também da América Latina para 15 apresentações em Caxias do Sul. A abertura  da 7ª Temporada será realizada no domingo, 21 de julho, às 19h, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura. As atrações para o primeiro espetáculo são a dupla Duno Deno (RS) e o grupo Moda de Rock (SP). A entrada para todas as apresentações é através da doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Lar da Velhice São Francisco de Assis.

Para esta 7ª edição, serão oito dias de espetáculos com atrações que unem no line-up a música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa, mantendo o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, com duas atrações numa mesma noite, daialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria. Pelo segundo ano, foi lançado edital para seleção de grupos, mais de 160 artistas se inscreveram de diversas regiões da América Latina. O resultado foi a seleção de 10 atrações, 70% da programação, que foram escolhidas por meio de critérios como qualidade musical, criatividade e representatividade no cenário musical, além do histórico do grupo. A sétima temporada ainda conta com mais quatro atrações escolhidas pela direção artística, compondo assim 15 atrações em 8 dias de espetáculos distribuídos até 2020.

A programação da Tum Tum Instrumental ainda se divide em dois momentos: de julho a novembro, com apresentações em teatro, na Casa da Cultura; e janeiro e março, com a Tum Tum de Verão, que levará além de música, a Feira de Economia Criativa e um DJ para o Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul. Confira abaixo a programação completa.

A 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental tem apresentação do Ministério da Cidadania e patrocínio da Sulgás, apoio cultural das empresas Metadados e Randon, através do financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Tum Tum Produções e Sesc Caxias do Sul, com parceria da Empório Nova Aliança, Unimed Nordeste RS, Kidelizz, Copihel, Zanuzi, Zarabatana e Turisreal. Hotel oficial: Dall’Onder Axten.

 

Sobre a Tum Tum Instrumental

A Tum Tum Instrumental é uma mostra de música realizada desde 2013 na cidade de Caxias do Sul. Na sua história já realizaram mais de 50 espetáculos atingindo 20 mil pessoas. Já possibilitou à população da Serra Gaúcha o acesso à música de grandes nomes como Jacques Morelenbaum, Azymuth, Badi Assad, Alegre Corrêa, Hamilton de Holanda e André Mehmari, além de atrações internacionais, entre elas o Ernesto Holman Trio (Chile), Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi e Klezmeron Orquestra Finoli (Uruguai), Cuarteto Sur, Tamboorbeat e Nacion Ekeko (Argentina).

A Mostra foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Convergência – Projeto Cultural Musical e esteve presente nas feiras de negócios criativos, Womex 2014, na Espanha, MICSUR edições 2014 e 2016, na Argentina e na Colômbia e MICBR 2018, em São Paulo.

 

Sobre os artistas

Julho

Duo e Deno (RS): formada pelos músicos Arthur de Faria e Fernando Pezão, a dupla trabalha principalmente com a CPM (canção popular melodramática), moldada principalmente por voz e violão.

Moda de Rock (SP): o projeto Moda de Rock, da dupla de violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder nasceu em 2007, com uma proposta de adaptar versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira.

 

Agosto

Bixiga 70 (SP): formado por Cris Scabello (guitarra), Cuca Ferreira (saxofone barítono e flauta), Daniel Nogueira (saxofone Tenor e Flauta), Daniel Gralha (trompete), Décio 7 (bateria), Douglas Antunes (trombone), Marcelo Dworecki (baixo), Mauricio Fleury (teclados e guitarra) e Rômulo Nardes (percussão). O grupo já levou a MPB para o mundo inteiro, com uma mistura de funk, reggae, afrobeat e soul para seus quatro álbuns.

 

Setembro

Duo Quintal (RS): na trama delicada dos arranjos no violão e guitarra portuguesa, os músicos Beto Chedid e Diego Costa fazem um som que flerta com o local e o universal, onde o violão está no seu lugar: clássico e popular, estrangeiro e regional, brasileiro por vocação e desejo.

Karstrup & Grassmass (SP): Guilherme Kastrup e Rodrigo Coelho são conhecidos, principalmente, pelos trabalhos na produção musical de nomes como Elza Soares e Adriana Calcanhoto. Agora se juntam para um projeto próprio, baseado na mistura da música afro-brasileira com a eletrônica e o jazz, em uma inovadora releitura de composições clássicas.

 

Outubro

As Tubas (RS): em conjunto, Clarissa Ferreira, Emily Borghetti, Giovanna Mottini, Morena Bauler e Thays Prado formam um elo artístico que pensa, canta e toca na reflexão sobre a significância do nascer e do tornar-se mulher por meio da poesia, música e movimento.

Rodrigo Nassif Trio (RS): vencedor do prêmio Açorianos em 2009 na categoria “Melhor Intérprete Instrumental”, Rodrigo Nassif tem quatro álbuns autorais lançados. Seu estilo vem sendo classificado como jazz‐milonga, mesclando influências regionais como o chamamé, o tango‐milonga, a valsa, com várias outras vertentes da música instrumental somado a formação de violão erudito.

 

Novembro

Spok (PE): saxofonista desde os quatorze anos, Inaldo Cavalcante de Albuquerque é divulgador genuíno do frevo em um trabalho chamado Spok Frevo Orquestra. Divide a autoria dos arranjos do programa com seus conterrâneos, Maestro Duda, Nilson Lopes e Marco César.

Orquestra de Sopros de Caxias do Sul (RS): atualmente conta com a regência e direção artística do Maestro Fernando Berti, responsável pelo início da formação em 1997. Sua formação inclui as madeiras, os metais e uma seção de percussão, totalizando 50 músicos.

 

Janeiro

Suvaco de Cobra (RS): em atividade desde 2006, o trio instrumental Sovaco de Cobra, formado pelos músicos Jucá de Leon (pandeiro), Silvério Barcellos (violão de sete cordas) e Gil Soares (flauta), dedica-se à música brasileira, com ênfase no choro e no samba. Com um repertório que transita entre os grandes mestres fundadores e consolidadores do choro e sambistas contemporâneos.

2Real (MG): em busca de experimentar novas tendências musicais que perpassam por sintetizadores e por uma forma de digitalização do fazer musical, Fred Selva e Felipe Continentino fundam o duo 2Real (Pronúncia Two Real, em inglês). Sua música se fundamenta em loopings, pequenos fragmentos discursivos político-afetivos somados a composições multi harmoniosas.

 

Março

Choro das Gurias (RS): o grupo Choro das Gurias possui uma formação camerística de choro. É composto por seis integrantes mulheres do Rio Grande do Sul: Julia Lorenz no bandolim, Júlia Valentini no violão, Juliana Rosenthal no cavaquinho, Natália Santos no pandeiro, Stefania Colombo na flauta transversa e Victória Gautto no clarinete. O grupo conta com arranjos especiais para o grupo e trabalha principalmente a música brasileira.

Tatango (UY): é uma pequena orquestra atípica uruguaia que toca composições originais, intercalando alguns arranjos atuais de tangos e milongas, com a instrumentação orgânica da própria orquestra. O trabalho parte de uma reavaliação do tango, da milonga (nas suas diferentes formas), da valsa e de outros ritmos relacionados, sob uma perspectiva influenciada pelas vertentes dos músicos.

 

Programação Completa Tum Tum Instrumental – 7ª Temporada

Abertura da 7ª Temporada Tum Tum Instrumental

Data: 21 de julho de 2019 – Domingo

Atrações:  Duo Deno RS  + Moda de Rock SP

Horário: 19h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

2º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada

Data: 10 de agosto de 2019 – Sábado

Atração: Bixiga 70 SP

Horário: 19h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

3º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada

Data: 08 de setembro de 2019 – Domingo

Atrações: Duo Quintal RS + Kastrup & Grassmass SP

Horário: 19h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

4º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada

Data: 20 de outubro de 2019 – Domingo

Atrações:  Rodrigo Nassif Trio RS + As Tubas RS

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

5º e 6º espetáculo Tum Tum Instrumental 7º Temporada

Datas: 02 e 03 de novembro de 2019 – Sábado e Domingo

Atrações: Spok PE e Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul RS

Horário: 20h

Local:  Teatro Municipal Pedro Parenti Caxias do Sul RS

Ingresso: 1 Kg de Alimento

 

7º espetáculo Tum Tum de Verão 7º Temporada

Data: 26 de janeiro de 2020 – Domingo

Atrações: Suvaco de Cobra RS + 2Real MG, + DJ + Feira de Economia Criativa

Horário: a partir das 16h

Local: Parque Getúlio Vargas Caxias do Sul RS

Ingresso: Entrada Franca

 

8º espetáculo Tum Tum de Verão 7º Temporada

Data: 01 de março de 2020 – Domingo

Atrações: Choro das Gurias RS + Tatango Uruguai + DJ + Feira de Economia Criativa

Horário: a partir das 16h

Local: Parque Getúlio Vargas Caxias do Sul RS

Ingresso: Entrada Franca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *