Campanha “Nossas Vidas Importam” chega ao Centro de Caxias do Sul

As vereadoras da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara estiveram na Praça Dante Alighieri, onde entregaram apitos e cartilhas com leis que amparam o público feminino

A campanha “Nossas Vidas Importam” chegou ao Centro de Caxias do Sul, na tarde fria de 6ºC desta sexta-feira (05/07), quando as vereadoras entregaram apitos e cartilhas com leis que amparam o público feminino. Na Praça Dante Alighieri, Denise Pessôa/PT, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD conversaram com a comunidade sobre a relevância de reduzir os índices de violência contra as mulheres.

A manicure Taine Corrêa, 25 anos, recebeu das mãos das parlamentares um apito e uma cartilha com dados sobre entidades e órgãos públicos que auxiliam as mulheres, além da Lei Maria da Penha, a Lei do Minuto Seguinte e a lei que permite aos usuários, por segurança, pedirem para parar fora da parada e mais próximo de seu ponto de descida, depois das 22h. Acompanhada dos filhos Vitória, oito anos, e Robert, três anos, Taine elogiou a campanha. “É necessária porque muitas mulheres acabam sofrendo com os vários tipos de violência e não têm coragem de denunciar, nem mesmo pedir socorro. No ônibus, já passei por situação inesperada e o apito teria sido muito útil. Esse material vem para ajudar”, avaliou.

A atividade na Praça encerra a programação de lançamento da campanha, a qual se estenderá ao longo do ano. “As atividades desta semana deram a partida para as ações de conscientização e mobilização que vamos seguir desenvolvendo em benefício das mulheres e, por consequência, de toda a população”, informa Denise, que é a titular da PEM.

A vereadora Paula Ioris observou a aceitação dos caxienses em relação à iniciativa. “Quando a gente explica o propósito da campanha, as pessoas demonstram entendimento e vão percebendo o quanto é importante”, ressalta a vereadora tucana.

Além da escuta atenta a quem procura a PEM, a vereadora Tatiane Frizzo explica que empresas, entidades, escolas e demais instituições podem solicitar palestras com as parlamentares. “Já temos uma agenda e queremos que nossa mensagem chegue não somente às mulheres, mas aos homens também. Nossas vidas importam é uma ação que envolve a todos”, destaca.

A campanha é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Caxias do Sul e convida a população a abraçar a luta pelo combate à violência contra as mulheres, orientando sobre leis e espaços em que elas podem buscar informações e ajuda. Integram a PEM as vereadoras Denise Pessôa/PT (Procuradora), Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/SD.

 

A PEM

Mais informações sobre a PEM podem ser obtidas pelo fone (54) 3218-1600 ou pelo e-mail faleconosco@camaracaxias.rs.gov.br. Denuncie situações de assédio e violência, pelo disque 180.

A CAMPANHA “NOSSAS VIDAS IMPORTAM”

Objetivo: sensibilizar a comunidade para o combate à violência contra o público feminino e orientar sobre leis e espaços em que as mulheres podem buscar informações e ajuda.

Fotos | Crédito: Vania Marta Espeiorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *