NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Embaixador da República da Macedônia do Norte do Brasil visita o SIMECS nesta quinta-feira

O embaixador da República da Macedônia do Norte do Brasil, Ivica Bocevski será recebido nesta quinta-feira (27) às 14 horas pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS.

Conforme Reomar Salviero, a visita tem como objetivo estreitar relações entre a embaixada e o polo metalmecânico de Caxias do Sul e região e apresentar a Macedônia do Norte como um lugar para as empresas representadas pelo SIMECS fazerem negócios no exterior, especialmente nos segmentos automotivo, eletroeletrônico e metalmecânico.

A Macedônia do Norte (antiga Macedônia) é um Estado da Europa Meridional, ao norte da Grécia. O país faz fronteira com a Sérvia, Albânia, Bulgária e Grécia.

Com uma população de 2,1 milhões, PIB de US$ 11,37 bilhões (2017) e PIB per capita de US$ 5.414,61, o país exporta especialmente para Alemanha, Bulgária e Sérvia. Na relação comercial com o Brasil, é apenas a 146º nação de destino das exportações brasileiras, e a 107ª na origem das compras. Do Rio Grande do Sul, a Macedônia do Norte (145º país destino dos produtos gaúchos) compra especialmente Carnes e miudezas e Tabaco.

O Brasil reconheceu a independência da Macedônia do Norte em 1995 e as relações diplomáticas foram estabelecidas em 1998. Para o Brasil, o relacionamento com a Macedônia do Norte se insere na política de intensificação dos contatos com os países dos Bálcãs.

Brasil e Macedônia do Norte assinaram, em 2011, acordo de isenção de vistos, com o intuito de permitir o aumento nos fluxos entre ambos os países, especialmente turistas macedônios no Brasil. Em 2016, a Embaixada da Macedônia do Norte iniciou suas atividades em Brasília, sendo a primeira embaixada do país na América Latina.

—————————————————————————————————————————

– Fonte: Assessoria de Comunicação SIMECS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *